Opções para curtir o verão por aqui
Nem só de praia e viagens vive o verão. Se a grana está curta para sair da cidade ou aquele sonhado passeio não será possível, por enquanto, isso não é motivo para não aproveitar o período de descanso.
À primeira vista, passar as férias ‘cozinhando’ em Venâncio Aires pode parecer chato, mas, antes de torcer o nariz, que tal conhecer as opções que a cidade oferece? Nesta edição, apresentamos alguns pontos turísticos do município – a maioria deles, gratuitos – que são alternativa para aproveitar as horas de folga em contato com a natureza e as belezas do interior, seja em um piquenique, um tour de bicicleta, moto ou carro.
Além disso, compartilhamos histórias de um grupo de amigos que aproveita para conhecer o município e desfrutar das horas de folga de bike. Que tal se inspirar no exemplo deles para curtir o verão? Boas férias!
Férias sem sair da cidade também são férias
Aproveitar os momentos de folga é sinônimo de pedalar pelo interior do município, para as integrantes do Corujas Bikes Girls. Há cerca de um ano, esposas e namoradas de integrantes do grupo de ciclistas Corujas Bikes se uniram para dar início ao hobby já praticado pelos meninos.
De lá para cá, não pararam mais: todos os sábados pela manhã, até 11 meninas se encontram para percorrer diferentes localidades do município. “Saímos para conversar, para espairecer, enquanto pedalamos. É impressionante a beleza do interior de Venâncio”, afirma a vendedora autônoma Tassiana Andressa Kaufmann, 32 anos.
Linha Brasil, 17 de Junho e Tangerinas, além de pontos como a Cascata Chuveirão, Monte Belo e o mirante Lauro Erdmann, em Vila Deodoro, já entraram no roteiro das gurias. “Temos um grupo no WhatsApp e combinamos por ele para onde vamos. Em média, percorremos de 20 a 30 quilômetros, mas vamos devagar, para acompanhar quem está começando, para que não desista”, destaca Tassy. Em algumas ocasiões, elas também pedalam na companhia dos meninos do Corujas Bikes.
Para Tassy, é possível, sim, aproveitar as férias desfrutando das belezas de Venâncio e aliando saúde e lazer. “Diferente de ciclistas de outras cidades, aqui podemos aproveitar o interior. Mesmo com estrada de chão, é muito melhor, pois respiramos ar puro e vemos toda essa beleza. O mirante em Vila Deodoro remete muito à serra gaúcha”, considera.
O ponto turístico citado por Tassy é um dos empreendimentos que integra a Rota do Chimarrão Verão. Além do mirante, o roteiro inclui o Cerro do Baú, em Vila Arlindo; a Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares; e o Parque Aquático Balneário Paraíso, em Linha Brasil.
A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthäler, explica que o projeto turístico terá passeios todos os domingos, mas as pessoas também podem ir por conta, em qualquer dia da semana.
Para Angélica, a rota é uma ótima opção para os passeios de carro ou de bike com a família e amigos. “Todos os empreendimentos estão ligados ao verão e o único local que tem a cobrança de ingresso é o Balneário Paraíso, que conta com um parque aquático e uma infraestrutura para passar o dia.”
Ela também lembra que os empreendimentos estão aptos a receberem os turistas para um piquenique. “Na Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, temos várias opções de trilhas com cascatas. Outro local apropriado para esses dias de calor é a Cascata Chuveirão, cujo tarifário é bem em conta também e tem infraestrutura para passar o dia, como churrasqueiras”, sugere.
Para curtir o verão em Venâncio
– Andar de bike pelo interior
– Fazer trilhas e aproveitar as cascatas na Figueira Centenária
-Ver Venâncio “de cima” no mirante de Vila Deodoro e no Cerro do Baú
– Aproveitar o dia no Balneário Paraíso, em Linha Brasil
– Tomar banho de cachoeira na Cascata Chuveirão
– Participar do Tour de Observação Astronômica no dia 12 (inscrições no Centro de Atendimento ao Turista)
– Tomar chimarrão e bater papo no gramado da Igreja São Sebastião Mártir
– Fazer piquenique, andar de skate e caminhar no Parque do Chimarrão
Que tal uma viagem histórica?
Viajar no tempo’ é uma das opções para quem deseja ampliar o conhecimento histórico e cultural de graça, sem precisar sair da cidade. O Museu Municipal de Venâncio Aires é um dos pontos turísticos do município abertos para visitação.
Além de atrair os moradores da Capital Nacional do Chimarrão, no período de férias, o local desperta curiosidade dos turistas que vêm conhecer a cidade ou retornam para visitar familiares e amigos.
O Museu está aberto para visitação, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 18. Depois do recesso, reabre a partir da segunda quinzena de fevereiro, com uma nova exposição.
O que ver no museu
– Coleção de moedas antigas
– Sala ‘Retomando a Infância’, com brinquedos de diferentes épocas
– Exposição fixa do museu, que conta a história do patrimônio histórico cultural
– Departamento de comunicação
– Acervo indígena
Mais de 30 mil livros à disposição
Com as férias, dá para reservar um tempinho para aquela leitura ‘água com açúcar’ ou dar início àquele série de mistério ou aventura. Para isso, basta ir até a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, para conferir o acervo, que conta com mais de 30 mil obras.
Para fazer uma carteirinha para a retirada dos livros é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência e pagar R$ 5. O leitor pode levar para casa duas obras, que devem ser renovadas a cada 14 dias.
Se o livro não estiver à disposição, é só deixar o nome na lista de espera que os funcionários da biblioteca entrarão em contato. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, com horário diferenciado nas quartas-feiras, das 10h às 18h.