Uma arara de presente

-

Roupas, calçados, perfumes, bebidas ou flores. Estas são as opções mais comuns para presentear um amigo no aniversário. Porém, o cirurgião-dentista Paulo Ricardo Klamt, 29 anos, ganhou um presente raro em setembro do ano passado.

O amigo e sócio, João Carlos Bordin – que tem uma cacatua belga, chamada Paco, vinda da Austrália -, deu a ele uma arara canindé. A ave foi comprada em um pet shop de animais silvestres de São Paulo. “Junto com ela veio um manual com todos os cuidados necessários”, comenta Klamt.

Além disso, o documento de registro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e exames da ave também integram a documentação. “Com o problema de tráfico de aves no Brasil, temos que ter cuidado com a procedência do animal. Esta sabemos a sua origem, criada desde os primeiros dias com pessoas com muito amor pelos animais”.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do Mate Arara canindé foi batizada com o nome de Vitória e tem oito meses
Arara canindé foi batizada com o nome de Vitória e tem oito meses

Klamt a batizou com o nome Vitória e quem divide os cuidados com ele são os pais Paulo, 59 anos, e Élida, 54. “Ela é muito fiel aos três, que somos quem mais convive mais com ela”, diz. O convívio com animais de estimação é algo comum desde a infância na casa da família, mas esta é a primeira ave. Hoje, além de Vitória, a casa também é ocupada por uma cachorra beagle, a Maria, e uma poodle, a Bambina.

Por enquanto, Vitória fica em casa e, quando a família viaja para longe, leva a ave junto. A intenção de Klamt é começar a treinar pequenos voos com ela. Segundo ele, o animal pode traçar um percurso de voo e retornar para casa. Porém, isto deve ser feito depois de muito treinamento.

ESPAÇONos fundos da casa da família, na rua Coronel Agra, foi preparado o ‘cantinho’ de Vitória. Uma estrutura com troncos de árvore, galhos e um ‘mini lago’ compõem o espaço para abrigar a nova moradora da casa. “Ela precisa ficar em um espaço amplo, com corrente de ar e que tenha um pouco de sol”, comenta. A rotina da arara começa às 7h, quando acorda, e vai até 19h, quando chega a hora de dormir novamente. “Ela é meu despertador”, afirma.

CURIOSIDADES1 Segundo Klamt, a expectativa de vida de uma arara canindé é de 60 a 80 anos. “Provavelmente é um presente que vou deixar para meus netos”, brinca. 2 O cirurgião-dentista não pode vender a arara, pois não é permitido. Se um dia ele tiver que passar os cuidados para outra pessoa, é necessário fazer um termo de doação.3 A alimentação de Vitória consiste em legumes, verduras, frutas e uma ração específica. Além disso, ela come diariamente um ovo cozido.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateAlimentação é baseada em legumes, frutas e verduras
Alimentação é baseada em legumes, frutas e verduras

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido