Começaram nesta semana as aulas do primeiro curso de bacharelado em Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na unidade de Santa Cruz do Sul. A graduação é fruto de parceria entre a instituição de ensino e a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícola (Agefa).
Ao todo, 29 estudantes, incluindo venâncio-airenses, integram a primeira turma do curso, com duração de oito semestres. O ingresso na universidade ocorreu via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
As aulas ocorrerão na Uergs e também haverá momentos de formação na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), com atividades na lavoura. “Esse é um dos atrativos para esse curso, pois precisamos aliar teoria e prática em tudo na nossa vida e nos estudos não é diferente”, considera o agricultor familiar Valderi de Moura, que retomou os estudos depois de 30 anos, ao lado da filha Taís.
O coordenador do bacharelado em Agroecologia, José Schmitz, destaca o fato de o curso ter sido elaborado e pensado por várias pessoas da região, que trabalham na área há anos. “Isso nos dá muita força para iniciar esse novo desafio, que é ofertar o bacharelado em Agroecologia para a juventude do campo dessa região.”
Para o presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícola, Anderson Richter, o início do curso é um marco na defesa da agroecologia no Vale do Rio Pardo. “Estamos muito felizes com esse passo que a Agefa dá rumo ao ensino superior, focando na oferta de um curso para atender as demandas da juventude do campo”, salienta.