O Grupo Vocal da Organização Não Governamental (ONG) Alphorria de Venâncio Aires está trabalhando na produção de uma apresentação em homenagem a Tim Maia. O artista criou um estilo único e exuberante, com base na fusão de ritmos, atravessando gerações e agradando todas as classes sociais. A expectativa é que o pré-lançamento ocorra em agosto.
De acordo com uma das integrantes do grupo, Ana Lúcia Landim, o grupo preza por um repertório que passeia por diferentes estilos e propõe reflexões diversas. “Sempre exaltando as raízes africanas, denunciando o racismo e celebrando a identidade negra”, afirma. A escolha por trabalhar com Tim Maia na próxima apresentação se deu, justamente, pelo legado e a história que deixou na música brasileira, pela influência em obras de outros artistas.
Em 1970, o artista emplacou no mundo da música e, dentre suas diversas fases, desde a influência pelo funk até a bossa nova. “Ele gravou vários sucessos que todo mundo canta até hoje”, afirma Ana Lúcia.
GRUPO VOCAL
Formado em 2011, o Grupo Vocal é composto 15 integrantes homens e mulheres, negros e brancos, que possuem o objetivo de difundir a cultura negra através da música. Ou seja, levando apresentações com canções de compositores ou intérpretes negros. “Entendemos que a influência do negro na música brasileira, do samba rock à música soul, pode levar uma mensagem de amor e igualdade. Música negra como resistência”, explica Ana.
É através da música que o grupo busca, também, trabalhar a consciência das pessoas e em todos os momentos propagar conteúdos que possam despertar uma visão crítica do público. Para Ana é motivo de orgulho ver o trabalho realizado pela ONG chegando ao ouvido das pessoas e perceber que está sendo bem acolhido.
Apresentação na Fenachim O Grupo Vocal realizou, no dia 10, uma apresentação durante a 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) realizada no Parque do Chimarrão. “Agradecemos muito a comissão da festa pelo convite e pela oportunidade de divulgar o trabalho realizando o musical”, comenta. |