Foram quase dois meses da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste período, a vacina foi oferecida aos grupos prioritários e, somente na segunda-feira, 3, liberada para toda a população. No entanto, bastou o primeiro dia para as mais de mil doses disponibilizadas nos postos de saúde de Venâncio Aires terminarem. Agora, somente restam doses para imunizar gestantes e crianças de até seis anos.
A técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Cristiane de Jesus Ferreira, explica que as doses foram guardadas para esses dois grupos porque as puérperas precisam ficar imunes, já que bebês de até seis meses ainda não podem ser vacinados. Crianças de seis meses a 1 ano, que receberam a primeira dose da vacina, precisam esperar 30 dias para a segunda. As doses da segunda aplicação estão asseguradas nas unidades de saúde.
A intenção, de acordo com ela, era vacinar 100% daqueles que integravam os grupos prioritários, no entanto, essa meta não foi totalmente atingida, a não ser pelo grupo de professores que foi de 108,8%.
CASOS DE GRIPE
Dois homens suspeitos de gripe tiveram secreção coletada e enviada para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado deve ser divulgado na próxima semana.
Grupos prioritários (percentuais atingidos)
Crianças 77%
Trabalhadores da saúde 92,8%
Gestantes 88,2%
Puérperas 87,7%
Idosos 85,3%
Professores 108,8%
Comorbidades 78,5%