O Ministério Público conclui e divulga relatório sobre as irregularidades na ocupação de apartamentos dos três condomínios populares construídos em Venâncio com recursos do Minha Casa Minha Vida, que somam 640 apartamentos. O promotor João Francisco Beltrame encaminha para a Caixa, Ministério Público Federal e Polícia Federal o relatório apontando irregularidades em 132 apartamentos. No Altos da Aviação tem 51 dos 160 apartamentos com irregularidades. No Por do Sol 37 dos 224 tem moradores com irregularidades e no Bela Vista em 44 dos 256 apartamentos.
O MP aponta que contemplados com os apartamentos declararam informações falsas, que o Município e Caixa não conferiram, outros se transformaram em irregularidades depois da ocupação, com falecimentos, abandonos, aluguel e venda. Que todos os moradores irregulares sejam punidos com a perda dos apartamentos para que possam ser redistribuídos para famílias da lista de 850 famílias na Secretara Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, dirigida pelo vereador José Arnildo Camara (PTB) que está há quase três anos atuando nisso.
Os 640 apartamentos foram construídos nos governos do prefeito Airton Artus (PDT) quando a vereadora Ana Claudia do Amaral Teixeira (PDT) era secretária e atuou nos projetos que trouxeram moradia para muitas famílias. Isso não pode ser esquecido, mesmo que surjam 132 beneficiados com irregularidades, alguns na inscrição, outros depois da ocupação.
O atual prefeito Giovane Wickert (PSB) e o Secretário Arnildo anunciam dois novos projetos habitacionais com 400 apartamentos populares neste governo. Quando isso se concretizar metade da lista de espera atual será atendida.
Encaminhamento da solução das irregularidades e mais dois projetos novos, são duas boas notícias.
Notinhas
* Petrobras anunciou ontem nova redução do preço da gasolina. O litro baixou nas refinarias de R$ 1,81 para R$ 1,75. Pro consumidor vem adicionado com as fatias da distribuidora, dos postos, e dos impostos pros governos.
* O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que divulgou mensagens hackeadas dos celulares de Procuradores do MP na Lava-Jato, mora no Rio de Janeiro, é casado há 13 anos com o deputado David Miranda (PSOL), que assumiu a cadeira de Jean Willys quando este renunciou ao mandato.
* Nas mensagens de conversas entre o juiz Sérgio Moro e Procuradores do Ministério Público não vejo estranheza; ambos querem colocar criminosos na cadeia. Do outro lado está quem quer tirar criminosos da cadeia. A pergunta é: quem hackeou as mensagens? A mando de quem? Quem publicou com certeza sabe.
* TSE registra 75 pedidos de criação de novos siglas partidárias. O número de pedidos dobrou em três anos. Criar partido político ainda é visto como ‘um bom negócio”. O país já conta com 33 partidos registrados.
Do Twitter
* O Globo: Centrão adota cautela, enquanto oposição pede CPI sobre mensagens entre Moro e Dallagnol.
* UOL: “A verdade fica doente, mas não morre”, diz Lula a advogado.
* Sérgio Moro: Fato grave é a invasão criminosa do celular dos procuradores.
* Diego Casagrande: Coisa de louco a maior Organização Criminosa da história do país e seus asseclas falando em moralidade pública e tentando destruir a Lava Jato. Mas tá tudo dentro do script…
* Alexandre Garcia: Tem gente querendo confundir vocês. O juiz Sérgio Moro presidiu um inquérito para combater a corrupção; não para defender os corruptos. Juiz é obrigado a agir ao lado da lei e não ao lado dos que estão contra ela. Justiça é o que dispõe a lei.
* Jair Bolsonaro: A oposição está trabalhando para inviabilizar o pagamento de beneficiários do Bolsa Família, idosos com deficiência, Plano Safra e Pronaf. Para alcançar seus objetivos vale até prejudicar os mais pobres.