Secretaria de Segurança terá até dez guardas municipais

-

Até dezembro Venâncio Aires deve contar com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O órgão irá acomodar o Departamento Municipal de Trânsito, Fiscais de Trânsito e Defesa Civil, além da Guarda Municipal. A nova pasta, que estava em estruturação desde o início do governo, agora dispõe dos recursos para ser estruturada.

Ontem à tarde, o prefeito Giovane Wickert assinou, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, convênio com o Badesul no valor de R$ 954 mil. Os recursos do financiamento serão aplicados na compra de veículos, equipamentos e na estruturação do órgão de segurança municipal. “Esses recursos são fundamentais para garantir uma estrutura mínima à secretaria e também à Guarda Municipal.”

Wickert afirmou que a criação das ferramentas de atuação da Administração Municipal em prol da segurança pública são fundamentais e que é o foco do governo para este ano. “Venâncio Aires é um dos dois municípios gaúchos que conseguiu alcançar o financiamento específico para a segurança do Badesul Cidades. Estamos trabalhando para que possamos ofertar a nossa comunidade uma segurança pública de qualidade e que funcione”.

GUARDA MUNICIPAL
A partir da estruturação da nova pasta, será criada a guarda municipal que, inicialmente, terá até dez profissionais. Os servidores para este setor serão contratados por meio de processo seletivo simplificado. Porém, o número total de contratos ainda depende de avaliação do impacto orçamentário. O treinamento destes profissionais ocorrerá por meio de um intensivo que deve durar de dois a três meses, antes de atuarem nas ruas.

A nova secretaria já consta na estrutura administrativa municipal desde dezembro do ano passado quando foi aprovada pela Câmara de Vereadores. “Em até 15 dias é nossa expectativa encaminhar projeto de lei ao Legislativo para formalizar o novo financiamento e torcer por sua rápida liberação”, informou Wickert à reportagem da Folha do Mate.

“Precisamos fazer um trabalho coletivo. O Estado, diminuindo as burocracias e facilitando o desenvolvimento. Vocês, nos municípios, investindo nas demandas prioritárias, de forma a estimular as pessoas a viverem e empreenderam nas nossas cidades gaúchas, como estamos , agora, formalizando com o Badesul Cidades.”

EDUARDO LEITE
Governador do RS

BADESUL CIDADES

1 O Governo do Estado informa que 28 municípios gaúchos foram contemplados com R$ 51 milhões para investirem em infraestrutura urbana, pavimentação, máquinas e equipamentos rodoviários e sistemas de videomonitoramento. Os recursos foram disponibilizados pelo Badesul Cidades.

2 A assinatura dos termos de adesão com as prefeituras ocorreu durante a tarde, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, com participação do governador Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e da presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra.

Venâncio Aires terá câmeras “dedo duro”

Martins, Wickert e Frota trataram de videomonitoramento e da construção de uma nova delegacia. (Foto: Divulgação)

Após o ato no Palácio Piratini, o prefeito Giovane Wickert e o coordenador do gabinete de transição que trata da criação da nova pasta, Dário Martins, se reuniram com o secretário adjunto de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o coronel Marcelo Gomes Frota.
No encontro trataram das câmeras de videomonitoramento liberadas pela bancada gaúcha. Venâncio foi agraciada com seis câmeras de videomonitoramento e 11 câmeras “dedo duro”.

NOVA DELEGACIA
Além desta pauta, Wickert falou sobre a construção de uma nova delegacia de polícia, tema que recebeu apoio de Frota. Ele disse que vai cuidar pessoalmente desta possibilidade. Atualmente existe uma área disponível para esta obra no bairro Cruzeiro, próximo ao Fórum, Promotoria e Defensoria Pública.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido