Certificação valida produção de leite com qualidade e segurança

-

“Depois de muito trabalho, finalmente fomos reconhecidos pelo programa Boas Práticas na Fazenda”, afirma Aline Palhares, moradora de Linha Grão-Pará. No dia 11 de junho, ela e o marido Alexsandro Faleiro, receberam o certificado referente ao programa desenvolvido pela Cooperativa Languiru. Com a iniciativa, a integradora busca orientar os associados a adotarem procedimentos e controles que contribuem para aumentar a qualidade e a segurança do leite.

Aline e Alexsandro estão produzindo leite há seis anos e contam que começaram a participar do programa há pouco tempo. Durante este período, tiveram uma auditoria e foram aprovados em todos os quesitos do programa. “Nos inscrevemos para receber mais por nosso produto e deixar a propriedade nos padrões de Boas Práticas na Fazenda, desenvolvido pela Languiru”, afirmam.

ASSISTÊNCIA

“Quando nos habilitamos, não esperávamos receber a certificação em tão pouco tempo”, acentua Aline. Ela acrescenta que o casal, há bastante, tempo melhorou a questão da produção, pois a certificação valida que é um leite de qualidade. E isto ocorre, também, devido à assistência técnica prestada pelo engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos.

Desde o ano de 2015, regularmente ele visita a propriedade e elabora a dieta do plantel leiteiro. Santos auxiliou nas diversas melhorias que o casal efetuou, como a construção do galpão que abriga as vacas, a sala de ordenha, a aquisição dos dois resfriadores de leite, ensinou o ponto ideal para o corte do milho para silagem, auxiliou na aquisição de algumas vacas e elaborou os projetos para as construções “A qualidade do leite já estava sendo atendida há muito tempo pelo casal, o que agora foi validado pela certificação”, reforça Santos.

O casal participa do Grupo de Leite de Venâncio Aires, que tem a assistência de Santos.

“A certificação representa o reconhecimento do nosso trabalho e esforço em produzir leite cada vez com mais qualidade.”

ALINE PALHARES

Produtora de leite

Números

40

é o total do plantel leiteiro hoje do casal entre vacas e novilhas.

17

é o total de vacas que hoje estão em lactação.

330

é a produção média diária de litros de leite.

O Programa

1 O programa de Boas Práticas na Fazenda da Cooperativa Languiru avalia 53 itens das propriedades leiteiras. Entre esses estão capacitação dos ordenhadores, destinação de dejetos, utilização de drogas veterinárias, limpeza e manutenção de equipamentos, armazenamento do leite, bem-estar animal, qualidade da água, manejo sanitário e alimentação do rebanho.

2 Seu propósito é providenciar padrões mínimos para as operações nas propriedades rurais que fornecem leite cru à indústria de laticínios da Languiru, assegurando o fornecimento de um leite com mais qualidade e segurança de forma sustentável.

3 Com a Certificação BPF, o produtor recebe como bonificação o acréscimo de R$ 0,02 por litro de leite no período de um ano, até a próxima auditoria externa, realizada por empresa terceirizada.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido