O crescimento do PRB em Venâncio

0
49
Presença do prefeito Giovane na mesa de lideranças do PRB, durante manifestação de Marquinho Lang. (Foto: Divulgação)

No final de semana o Partido Republicano Brasileiro (PRB) realizou convenção municipal e reelegeu o bombeiro reformado Benildo Soares, o Bombeiro Soares, para a presidência. E foi uma posse prestigiada, com a presença do deputado estadual Sérgio Peres, vice da sigla no RS; do federal Carlos Gomes; de Beth Colombo, do PRB Mulher RS; e do Coordenador da Regional do PRB no Vale do Taquari, ex-deputado Marquinho Lang. O prefeito Giovane Wickert (PSB) também esteve na convenção realizada no Grêmio Sete de Setembro, pois o PRB é da coligação do Governo Municipal.

Soares, que é Coordenador da Junta de Serviço Militar, nomeado pelo prefeito, revelou que o PRB chega aos 350 filiados e já tem uma dezena de nomes que querem concorrer a vereador em 2020. Ele garantiu também que o partido vai trabalhar pela reeleição do prefeito Giovane.

Os números mostram um PRB deixando de ser ‘nanico’ para se transformar em partido da primeira linha no município. E na eleição municipal do próximo ano os partidos terão que concorrer só com seus candidatos para eleger vereador, sem coligações. E para eleger um vereador a sigla precisa somar mais de três mil votos, coisa que poucos partidos conseguiram na última eleição; MDB, PDT, PTB e PSB.

 

Vinícius Medeiros teve agenda em Brasília

O advogado e professor universitário Vinícius Medeiros, presidente do PSDB em Venâncio, que foi candidato a prefeito em 2016 e a deputado estadual em 2018, segue suas agendas políticas. Na região tem mantido contatos com os seus apoiadores de campanha para deputado em vários municípios. No governo Eduardo Leite, Vinícius segue atento às possibilidades de auxílios para municípios. Em Brasília também tem estado com frequência buscando formas de trabalhar por políticas públicas. Nesta semana Vico esteve na capital federal e me conta de dois contatos com deputados por lá.

Com o amigo e deputado Lucas Redecker falamos de investimentos na área da saúde aqui em Venâncio e demandas da nossa região. Além disso, aproveitamos a oportunidade para abordar outras questões políticas importantes, como o andamento da reforma da previdência e o fortalecimento do partido para a disputa eleitoral em 2020.

O deputado Marcelo Moraes, liderança do PTB no estado, cordialmente me recebeu para tratarmos de questões da segurança pública em Venâncio, Santa Cruz do Sul e toda a região do Vale do Rio Pardo. Apesar de estarmos em campos ideológicos diferentes, o deputado entende a importância do diálogo para buscarmos resultados em áreas importantes para o desenvolvimento da nossa região”.

Vinícius com Lucas Redecker..
…e no gabinete de Marcelo Moraes

..

 

 

 

 

 

 

 

Pelo voto

Na quinta-feira Ireneu Lenz (foto) veio tomar um café aqui na Folha e falar sobre política e outros assuntos. Com seus 80 anos, Ireneu contou que quando jovem foi candidato a vereador em 1963, saiu suplente no Partido da Representação Popular (PRP) e chegou a assumir no Legislativo. Em 1976 e 1982, quando era gerente da Caixa Econômica Estadual, concorreu a prefeito pelo PDS, com a façanha de ter sido o candidato mais votado em 1982, mas não se elegeu, pois valia a soma das três candidaturas de cada partido e isso elegeu Almedo Dettenborn do PMDB.

Ireneu foi defensor de Lula e hoje é defensor ferrenho da Lava Jato. Ele aponta que só pelo voto o país conseguirá ‘limpar’ a política. “Já renovamos a metade na eleição do ano passado, mas precisamos continuar renovando e ‘limpando’ a política”, prega ele.

Das mulheres

Jeanine Benckenstein (foto), que foi secretária da Fazenda em Venâncio no começo do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB), foi palestrante do 1º Fórum das Mulheres Paranaenses, promovido pela União dos Vereadores do Paraná, na quinta, 4, em Curitiba.

A palestra tem como tema: Comunicação Eficiente e Alta Performance Política: A velha forma de fazer política está fadada ao fracasso. A neurociência revela a mudança do comportamento do eleitor e do cidadão. Até quando vamos insistir no ‘velho’ erro?

Notinhas

* Nesta semana a Fazenda estadual divulgou os índices provisórios de retortno de ICMS para 2020. Venâncio terá redução de 2,18%. A recessão provoca a queda.

* O filme Democracia em Vertigem, produzido por Petra da Costa, tenta mostrar os riscos que a democracia corre no Brasil sem o PT no comando. Petra é amiga da família Lula. Lurian, filha de Lula, morou com Petra e sua mãe, herdeiras da Construtora Andrade Gutierrez, em Paris.

* Em tempos de escrever cartas, como Lula faz da cadeia em Curitiba, Leo Pinheiro, da OAS, escreveu uma longa carta da cadeia que teve que ser publicada pela Folha de São Paulo na quinta, onde ele desmente o jornal de que teria sido coagido a denunciar Lula. O empreiteiro reafirma que Lula ‘pedia o seu’ nas montanhas de propinas. O triplex do Guarujá foi só um desses pedidos.

* Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, condenado há quase 200 anos de cadeia por desvio de dinheiro público, diz que pagou US$ 2 milhões por 9 votos para o Rio sediar Olimpíada de 2016. Disse também que Lula sabia de tudo. Inocente?

 

Esportivas

* O domingo tem Assoeva x Cascavél do Paraná pela Liga Nacional às 13h no Poliesportivo do Parque.

* Também é dia de decisão da Copa América, às 17h, no Maracanã, entre Brasil x Peru.

* E Tite pode deixar a seleção para ir fazer fortuna na China. Renato Portaluppi é o primeiro da fila. Merece. Fala-se também na volta de Mano Menezes. Também me serve.

* Na quarta recomeçam os jogos dos clubes e a Copa do Brasil é o primeiro desafio, com as quartas de final. O Grêmio joga às 19h15min, na Arena contra o Bahia e o Inter às 21h30min, em SP, contra o Palmeiras.

* Terceirona do Gauchão já tem os dois clubes que sobem para a Segundona em 2020; Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha. Serão adversários de Guarani, Avenida e Lajeadense no próximo ano.

* Na eleição do Conselho do Guarani, Romeu Siebeneichler tinha se lançado candidato, mas abriu mão para Lúcio Rabuske ser presidente. Romeu não deixaria o Conselho sem presidente. É um Rubro-Negro de alma e coração, como poucos.

 

Do Twitter

* GaúchaZH: Sartori celebra aprovação das privatizações e diz que sementes plantadas pelo seu governo “estão dando frutos”.

* O Globo: Sentença de Lula sobre apartamento no ABC está prestes a ser dada por juiz substituto de Moro.

* Exame: Lula diz que Moro não deveria “se esconder atrás do cargo” de ministro.

* Folha S. Paulo: Família de Petra Costa, de ‘Democracia em Vertigem’, tem elo antigo com a de Lula.

* Fernando Haddad: Democracia em Vertigem’ suscita dúvidas sobre o futuro. Filme de Petra Costa revela o recente efeito corrosivo que se espalhou pelo país.

* Rogério Nunes: A cineasta Petra Costa, do filmeDemocracia em Vertigem” é herdeira da construtora Andrade Gutierrez, envolvida até o pescoço na Lava Jato. Entenderam o porquê da defesa de Lula e Dilma?

* Cristian Deves: “Lula era o real proprietário do triplex” assinado Leo Pinheiro, dono da OAS. Amigo de Lula, agora amigo da onça.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui