Iniciada no mês de abril, a Campanha do Agasalho liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama recolheu diversas peças de roupas para doação. Porém, devido aos dias de frio intenso nas últimas semanas, a procura das famílias necessitadas foi muito grande, o que diminuiu significativamente o estoque.
Segundo a coordenadora do Gabinete da Primeira-Dama, Núbia Fengler, foram feitas duas entregas de um volume elevado de peças antes da temporada de frio intenso. “Quando o frio se intensificou, a gente fez uma campanha interna com o pessoal da Prefeitura para suprir a demanda, mas ainda precisamos de doações”, afirma.
As doações devem ser feitas na Sociedade de Leituras, onde é realizada a separação das peças. As principais necessidades são casacos, cobertores e demais roupas quentes. “Infelizmente, as pessoas doam muitas peças de verão, mas o que precisamos mesmo são roupas para os dias frios”, reforça. Roupas para crianças e homens também estão em baixa no estoque. “É importante ressaltar um item que normalmente as pessoas não doam, mas que tem muita procura, é por meias”, diz.
Núbia destaca que tanto a população da cidade quanto pessoas vindas do interior procuram por doações. As entregas para as pessoas necessitadas são feitas todas as segundas e quartas-feiras, na Sociedade de Leituras, das 9h às 11h e das 13h30min e às 16h.
Interessados na doação de roupas, calçados e cobertores devem fazer as entregas diretamente na Sociedade de Leituras, onde é feito o trabalho de seleção das peças.
LIVROS E PAPÉIS
1 Outra campanha liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama que está em andamento é a arrecadação de livros, cadernos e papéis. “Tudo que for de papéis vamos recolher”, afirma Núbia.
2 Os materiais serão enviados para a Usina de Reciclagem de Lixo, que vai comercializar. “Todo mundo tem uma coisa parada que não sabe como destinar”, comenta.
3 O lucro obtido será utilizado para a compra de materiais escolares doados aos estudantes carentes do município. Os materiais arrecadados na campanha do início do ano foram todos destinados às crianças carentes.
4 A intenção, com esta campanha, é possibilitar que se tenha um estoque no Gabinete. “Agora no segundo semestre começa uma nova procura pelos kits, muitos já usaram todo o caderno que ganharam”, explica.
5 Serão aceitos todos os tipos de papel, sejam panfletos, jornais, cadernos ou livros. As doações de livros mais novos serão destinadas à Biblioteca Pública Municipal Caá Yari.
6 Os pontos de coleta dos materiais ainda estão sendo escolhidos. Núbia ressalta que até agora é possível afirmar que todas as secretarias da Prefeitura e unidades de saúde terão recolhimento.