Histórias de vida entrelaçadas com o comércio e o empreendedorismo

-

Hoje é dia daqueles que têm o comércio não apenas como um negócio. Dia para lembrar as pessoas que exercem uma das profissões mais antigas do mundo e se empenham, diariamente, pelo crescimento de empresas com histórias que se entrelaçam com suas vidas.

O Dia do Comerciante, comemorado hoje, evidencia os profissionais com veia empreendedora para o comércio – perfil, muitas vezes, herdado dos pais e dos avós -, que dedicam-se à gestão dos estabelecimentos e fomentam um dos setores primordiais na economia do município.

Na empresa Arly Hickmann Comercial de Ferragens, já são quase 70 anos de uma história preservada por diferentes gerações da família Hickmann. A loja iniciou em 1949, com Arly Hickmann (já falecido), no segmento de ferragens, bicicletas e tornearia. O empreendimento comercial passou por irmãos e, atualmente, os proprietários são os herdeiros do Arly Hickmann, com a liderança do filho Gilmar Antônio Hickmann.

Quem desempenha o papel de comerciante e administra a loja, no entanto, é a filha de Gilmar e neta de Arly, Aline Hickmann Leonhardt. Formada em Publicidade e Propaganda, assumiu a administração em 2009 e, após, fez pós-graduação em Gestão Empresarial e cursos na área do comércio.

Aline lembra que não chegou a conviver na loja durante a infância, pois morava em Estrela, mas já brincava de vendedora e sempre teve facilidade em se comunicar. “Eu já vendia pulseiras e brincava de ser vendedora.”

Foi no fim da faculdade, quando ela teve que fazer o trabalho de conclusão de curso, que surgiu a ideia de falar sobre a empresa da família e, a partir de então, começou a se interessar mais pela loja.

Para Aline, ser um bom comerciante exige, além de ser comunicativo, manter uma boa relação com clientes, passando confiança e empatia. “Temos clientes que vêm aqui todos dias para tomar chimarrão e conversar”, conta.

Ela destaca, também, que sempre procura valorizar os funcionários, tendo um local de trabalho bom, dispondo sempre de chimarrão e ambiente agradável, além de oferecer treinamentos para a equipe expandir conhecimentos. “Aqui somos todos muito amigos, temos pouca rotatividade de funcionários e nos reunimos fora do expediente para celebrar essa amizade.”

EVOLUÇÃO

Há mais de 30 anos trabalhando na loja Arly Hickmann, a gerente Jaqueline Rosemeri Hickmann Frey comenta que, nestas décadas de comércio, muitas coisas mudaram. A empresa foi seguindo, abrangendo a linha de ferragens e acabou optando por ser especializada apenas nesta área. Além disso, ela ressalta que a tecnologia trouxe melhorias. “Fazíamos tudo manual, as notas, os boletos, o estoque, a ficha de clientes. Agora é tudo mais fácil e prático no digital”, comenta.

A administradora Aline também observa a ampliação do espaço físico. “Com a necessidade de ampliação da loja, em 2014 iniciamos as obras. Desde lá, não paramos com a expansão. A cada dia aumentamos o mix de produtos de acordo com as necessidades dos clientes”, comenta.

Dentro do crescimento no meio digital, a loja percebe a necessidade de ter uma vendedora online, para gerenciar as redes sociais comercialização. Porém, mesmo com esse grande crescimento de vendas pela internet, Aline ressalta que muitos clientes ainda gostam de ir comprar na loja física. “ É uma cultura do cliente brasileiro gostar de vir comprar e conversar com o vendedor”, diz.

O prédio da Loja Arly Hickmann em 2009, antes da reforma, e atualmente, na esquina das ruas Tiradentes e Reinaldo Schmaedecke (Foto: Eduarda Wenzel)

Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho e foi criado pela Lei 2.048, em 26 de outubro de 1953, em homenagem ao nascimento do Patrono do Comércio Brasileiro, José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu. Ele foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio do país.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido