Após quase um ano de espera, desde o anúncio de que 2 mil novos soldados começariam o curso de formação (na verdade 1.930 finalizarão o curso), Venâncio Aires pode ficar de fora da lista de municípios beneficiados com reforço no efetivo. A informação foi repassada pelo coronel Marcelo Gomes Frota, durante reunião-almoço realizada terça-feira, 24, e que foi promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Na oportunidade, o secretário-adjunto da Segurança Pública revelou que 80% deste contingente (pouco menos de 1.600 soldados) será designado para atuar em municípios que tem menos de cinco brigadianos, que precisam minimizar a defasagem no efetivo e para a criação de dois novos Batalhões de Choque.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), essas cidades, além de reunirem 45% da população do Estado, responderam por 89% dos roubos de veículos, 88% dos roubos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos. Também está definido que 67 brigadianos irão permanecer em 11 municípios que foram sedes do curso de formação e outros 237 serão distribuídos por 63 cidades do RS, com o objetivo de minimizar a defasagem de efetivo.
Também serão criados dois novos Batalhões de Choque, com 110 PMs cada, sendo um em Caxias do Sul e outro em Pelotas. Eles se somam aos já existentes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, que também terão incremento. Os Pelotões de Operações Especiais (POEs) também receberão reforço no efetivo.
Segundo o governo do Estado, a intenção desta distribuição dos novos soldados, que começam a se formar hoje (são 514 alunos-soldados que se formam no Gigantinho, em Porto Alegre), é garantir um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário. As demais formaturas irão ocorrer em outras 22 cidades do Estado até o dia 10 de agosto.
RIO PARDO
Parte destes 2 mil soldados fizeram o curso no 2º Batalhão, em Rio Pardo. Inicialmente seriam 200 jovens, mas este número foi reduzido para 140. A promessa era que parte deste efetivo (esperava-se pelo menos 10%) fosse destinado a atuar na Brigada Militar de Venâncio, que possui uma das maiores defasagens da região.
Para garantir este reforço no efetivo da 3ª Companhia, membros do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) se reuniram com o Comandante-Geral da BM e com o comandante regional, por mais de uma vez. Receberam a garantia de reforço, já que atualmente a BM da Capital do Chimarrão tem cerca de 40% do efetivo previsto. “Acredito que as promessas serão cumpridas. Vamos aguardar”, disse o empresário Flávio Bienert, presidente da entidade.
Na área da 3ª Companhia, observou a capitão Michele da Silva Vargas, o único município que tem menos de cinco brigadianos – e que pelos critérios será contemplado com dois novos PMs – é Gramado Xavier.