“Os agricultores nos surpreenderam nesta manhã chuvosa e alguns ainda trouxeram seu produtos, principalmente aqueles que são mais difíceis de serem trazidos muitos dias antes devido a dificuldade de sua conservação”. A manifestação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Cláudio Fengler, ao avaliar a quarta mostra de produtos diferenciados da agricultura familiar, realizada hoje e que integrou as homenagens aos colonos.
Fengler referiu que a cada ano, a mostra cresce e os produtos causam admiração nas pessoas, pois muitos deles chamaram a atenção. “São produtos realmente diferenciados que os agricultores familiares apresentaram e nos surpreenderam. Quem não vem muito aqui, dificilmente iria entender e compreender como o agricultor familiar ainda consegue produzir este tipo de produtos. O foco do nosso trabalho é mostrar o que realmente o agricultor está produzindo e assim, o homenageamos e o incentivamos a preservar esta tradição”, salientou.
Os que visitaram a agropecuária e o bazar foram convidados a votarem naquele produto que acahavam que era o mais diferenciado. “Não somos nós da diretoria e nem os fumionários que escolhem o produto que mais surpreendeu e sim, os nossos clientes, dando total transparência à exposição”, salientou Fengler.
“Com a exposição, mostramos que o agricultor familiar ainda preserva muitas culturas que pensávamos que não eram mais produzidas”.
CLÁUDIO FENGLER
Presidente do STR de Venâncio Aires
36
é o número total de produtos diferenciados da agricultura familiar que participaram da mostra.
Agroindústrias
Paralelo à mostra, ocorreu durante o dia de hoje junto ao estacionamento do sindicato, uma feira de agroindústrias familiares do município.
Premiação
Todos aqueles que trouxeram produtos concorreram aos prêmios.
Ganhadores produtos diferenciados
1º – Ildo Davi Schwinn – Linha Grão Pará – Mandioca 26 quilos
2º – Antônio Ernildo Dahm – Linha Herval – Cacho de banana
3º – Dalila Vogel – Linha 17 de Junho – Laranja cidra
4º – Clécio Erni Sehn – Linha Travessa – Milho crioulo
5º – Adroaldo José dos Santos – Linha Herval – Mandioca raiz 1,4 quilos
Sorteio entre expositores
1º – Suzane Keller – Linha Arroio Grande
2º – Suzana Stange – Linha Santa Tecla
3º- Flávio Antônio Ferreira – Linha São João