Desocupação provisória do Presídio Estadual de Rio Pardo (PERP) resultou no aumento do efetivo carcerário da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Dos 110 presos que estavam naquela cadeia, 87 foram transferidos para unidades prisionais da região e de Porto Alegre, fazendo com que 20 que ocupavam celas do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS), viessem para a casa prisional de Vila Estância Nova.
A retirada dos presos foi feita segunda-feira à noite. Segundo informações da 8ª Delegacia Regional Penitenciária (8ª DRP), isso foi feito devido a necessidade urgente de reforma da estrutura física do prédio.
LEIA MAIS: Quadrilha que assaltou Sicredi de Monte Alverne foge do cerco policial
Dos 87 presos transferidos, 54 foram para o PRSCS, 27 para o Presídio Estadual de Encruzilhada, três para o Instituto Penal Miguel Dario, de Porto Alegre, e seis para o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª DPR. Com isso, 20 apenados do PRSCS foram remanejados provisoriamente para a Peva.
Conforme a 8ª DRP, a operação de transferência dos presos aconteceu dentro do planejado, sem nenhuma alteração, e contou com apoio de servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do Comando Regional do Corpo de Bombeiro Militar e Comando Regional da Brigada Militar (BM).
LEIA MAIS: Brigada de Venâncio prende cinco suspeitos de aplicar o ‘golpe do veneno’
Atualmente, a massa carcerária da Peva ultrapassa os 600 apenados. A casa penal foi construída para abrigar 529 presos.