Com a trégua das chuvas, a Administração de Venâncio Aires aproveita para correr atrás do tempo perdido e atender demandas em localidades do interior do município. A força-tarefa, que na manhã e tarde de ontem garantiu serviços em Linha Antão e Linha Mangueirão, é coordenada pelo prefeito em exercício, Celso Krämer.
Em Linha Antão, próximo da divisa com Monte Alverne, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) providenciou o aterramento em ponto da estrada que, historicamente, era alagado a cada chuva de 80 milímetros. Também foi feita a canalização do trecho para corrigir o escoamento de água, evitando o represamento. Além disso, uma valeta foi drenada. “Foram 130 cargas de aterro neste ponto”, informa Krämer.
De acordo com o prefeito em exercício, relatos foram colhidos na comunidade dando conta de que vários veículos tiveram problemas no trecho, quando os condutores, por necessidade, precisaram enfrentar a água na estrada. “Muitas pessoas de Marechal Floriano e Linha Antão têm ligação com Monte Alverne e Santa Cruz do Sul e necessitam desta estrada em condições. O fluxo de veículos é intenso no local”, argumenta.
“Este trabalho que conseguimos concluir em Linha Antão acabou com uma verdadeira armadilha que se formava na estrada em dias de muita chuva. Deu muito motor de carro fundido por lá.”
CELSO KRÄMER – Prefeito em exercício
CURVA ELIMINADA
Uma curva que era motivo de reclamações dos moradores de Linha Antão, pelo risco de acidentes, foi eliminada pelos servidores da Sisp. “Alargamos o ponto, que fica distante um quilômetro, mais ou menos, de onde foi feito o outro levante, e utilizamos a terra que sobrou para fazer um aterro”, comenta. Conforme Krämer, as melhorias vão evitar que usuários da estrada tenham que fazer uma volta de quase 30 quilômetros para chegar a Monte Alverne, em dias de chuva forte, como ocorria quando o local ficava alagado.

FRENTES DE TRABALHO
- Duas novas frentes de trabalho serão abertas hoje, em Vila Estância Nova e Vila Arlindo. Nas duas localidades, a manutenção de estradas é prioridade, mas também serão realizados serviços de canalização e limpeza de bueiros.
- Para os trabalhos, a Administração tem agora o ‘reforço’ do britador do Cerro do Baú, que foi totalmente reformado e está funcionando normalmente. “Foram mais de R$ 100 mil investidos em uma reforma geral”, reforça.
- A atuação mais incisiva será em Vila Arlindo, onde pelo menos três patrolas e quatro caminhões, segundo Celso Krämer, estarão sendo empregados nas melhorias. “Vamos dar uma boa ajeitada ali no distrito”, assegura.
LINHA MANGUEIRÃO
Um trabalho realizado pela Sisp, em parceria com a Corsan, vai levar água a mais de 20 famílias em Linha Mangueirão por meio de uma rede hídrica. As obras já estão concluídas e resta apenas a ligação com as residências.

CONTRAPARTIDAS
Na tarde de ontem, em Novo Hamburgo, o prefeito em exercício, Celso Krämer, assinou contrato que prevê financiamento de R$ 7 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para custeio de contrapartidas de obras públicas. De acordo com ele, Corredor dos Gauer e asfalto de Linha Sapé são duas iniciativas paras as quais os valores devem ser destinados. “Depois, vamos utilizar conforme a necessidade”, diz.
