Se você tem jornais, revistas, livros e mesmo contas velhas, saiba que todo esse papel pode ser muito útil para uma campanha que visa a compra de materiais escolares a crianças carentes de Venâncio Aires.
Ela integra o Volta às Aulas Solidário, iniciado em janeiro, onde o objetivo era receber doações de materiais escolares usados. Mas, além disso, é possível doar impressos velhos e os quais, após a devida reciclagem, serão revertidos em itens para uso em sala de aula.
Nesta semana, tudo o que foi arrecadado até então foi encaminhado à usina de Linha Estrela, onde a Reciclagem Serrana fará o trabalho. São 780 quilos recebidos de doações no Gabinete da Primeira Dama ou arrecadadas nos bairros da cidade.

Parte da arrecadação contou com o apoio do projeto Uniforça, que tem como integrantes jovens voluntários a partir de 16 anos. Um deles é Jonathan Henrique. Segundo ele, o grupo é responsável pela organização de eventos internos e externos do FJU (Força Jovem Universal). “Também trabalhamos com ações social, em prol da comunidade, sempre em busca de ajudar ao próximo. O grupo se mobilizou pedindo livros para amigos, vizinhos, familiares, também com o ponto de coleta na sede da igreja Universal do Reino de Deus.”
A Uniforça é uma das parcerias do projeto, capitaneado, além do Gabinete da Primeira Dama, por integrantes da União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva). Segundo o integrante Djalma Silva, presidente da Associação do bairro Primavera, a Uamva organiza a parte dos bairros. “Estamos organizando com os presidentes, que já estão iniciando a arrecadação. Nos próximos dias serão definidos e divulgados novos pontos de coleta em cada bairro”, explicou Silva.
ANO TODO
Segundo a chefe de setor no Gabinete da Primeira Dama, Núbia Fengler, a Reciclagem Serrana, responsável pela usina de Linha Estrela, fará o trabalho com os papeis doados e tudo será revertido em material escolar. “Temos muitas parcerias e a comunidade tem contribuído muito. Por isso essa campanha vai até dezembro. Qualquer tipo de papel, até contas antigas, panfletos e encartes. Tudo em busca de material escolar para famílias carentes.”
Em Venâncio Aires, cerca de 400 estudantes vêm de famílias que não têm condições de comprar materiais escolares e até há casos de crianças não frequentam a escola por causa disso. Nesses casos, as próprias escolas conseguem ajudar, na medida do possível, com reservas de campanhas anteriores. “No decorrer do ano precisamos ter estoque porque toda hora surge uma demanda.”
DOAÇÕES
Quem quiser doar materiais impressos recicláveis, pode deixar na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. O horário de atendimento é das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.