Nos dias 16 e 17 de agosto, o município de Tenente Portela sedia a geração e distribuição da Chama Crioula. O CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, estará representado com cinco tradicionalistas na solenidade que marca o início dos festejos farroupilhas deste ano.
Os tradicionalistas retornarão em cavalgada. O percurso de volta consiste em 380 quilômetros da região noroeste até Mato Leitão e será feito entre os dias 17 e 27 de agosto, quando está prevista a chegada na Cidade das Orquídeas. Fazem parte da comitiva o patrão da entidade Renato José Dameda, Delmar Gomes de Carvalho, Paulo Silva, João Sell e Airton Bohn (apoio). O Querência faz parte da Cavalgada da Integração que reúne ainda representantes dos CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco, de Venâncio Aires.
A expectativa é de percorrer 38 quilômetros diários saindo de Tenente Portela (Parque Águas Maconá) no sábado, 17. O patrão Renato Dameda explica que a comitiva vai passar pelos municípios de Tenente Portela, Miraguaí, Redentora, Dois irmãos das Missões, Palmeira das Missões, Chapada, Carazinho, Saldanha Marinho, Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Espumoso, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Sério e Santa Clara do Sul.
SAIBA MAIS
Mais de mil cavalarianos, de 30 Regiões Tradicionalistas, são aguardados para o evento em Tenente Portela. O município integra a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul.