Isabel, Laureci, Bianca, Luiza, Gabriela, Karine, Fernanda, Pamella, Larissa, Rafaela, Bruna ou Paula. Uma delas vai ser anunciada, hoje à tarde, vencedora do prêmio ‘Adiante, professor 2019’.
A final da segunda edição do concurso, mais uma vez, é a Feira do Livro. Assim como no ano passado, a Folha do Mate junto com o Conselho de Educadores, escolheu dois momentos muito importantes e voltados à educação e ao conhecimento para celebrar o lançamento do prêmio – realizado no Fórum de Educação, em abril – e o anúncio do vencedor, no maior evento literário de Venâncio.
Agora é chegada a hora de conhecer a vencedora. Uma delas receberá esse troféu (foto) e o prêmio de R$ 1 mil. Mas, todas são fonte de inspiração para outros professores e exemplo à comunidade. Adiante, educação!
A cerimônia de premiação do concurso ‘Adiante, professor’ será transmitida ao vivo pelo Facebook da Folha do Mate e da Rádio Terra FM com apoio da Sultel Internet e Telecomunicação. A solenidade começa às 15h.
Carnaval 2020
Ontem, em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, na Terra FM, o secretário de Cultura e Esportes, Henrique Silva, confirmou que a Prefeitura trabalha na captação de recursos, via Lei de Incentivo, para viabilizar o Carnaval de Rua de 2020, na Osvaldo Aranha.
Segundo ele, a ideia é repassar R$ 30 mil para cada escola, com exceção da Imperatriz Cultural, recentemente fundada e que também deve estrear na Rua Grande, porém, com recursos próprios. Estão confirmadas para o Carnaval do próximo ano as escolas Malandros do Ritmo, Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo e Unidos de Vila Freese. A Unidos das Vilas, do bairro Coronel Brito, está inativa e já não desfilou neste ano.
Perguntei a ele sobre a possibilidade do Carnaval de Rua voltar a ser competitivo e ele disse que existe essa possibilidade, a partir de 2021. Decisão que deverá ser tomada com governo municipal, Liga Carnavalesca e escolas de samba. Sou favorável.
MATE CURTO
Mateando nas Escolas – Nota 10 a iniciativa da Prefeitura de levar a Escola do Chimarrão para dentro das escolas da rede municipal do nosso município. Estudantes poderão conhecer mais sobre o hábito, o preparo e benefícios do chimarrão, símbolo de Venâncio e dos gaúchos.
Celular na Peva – Não é novidade que celulares entram nas penitenciárias de todo país. Demonstração clara e revoltante da fragilidade do sistema carcerário.
Nesta semana, um celular foi aprendido em uma das celas da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Segundo a Agência Regional de Inteligência Penitenciária, da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, um apenado estava usando o aparelho para ameaçar pessoas. Um absurdo!