Integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata dão início, nesta quinta-feira, 5, a uma cavalgada de 124 quilômetros por municípios da região. Os tradicionalistas saem às 8h do Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, e seguem em direção a Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires. A atividade terá duração de quatro dias.
De acordo com o patrão do Querência da Mata, Renato José Dameda, todos os anos os membros do CTG realizam uma cavalgada que tem como objetivo proporcionar uma integração maior do grupo de sócios da entidade. “Esperamos que esses quatro dias sejam de brincadeiras, divertimento e passeio. Além disso, queremos sempre cultivar as tradições gaúchas e divulgar ela da melhor forma possível para que cada vez mais os integrantes da comunidade possam se unir a causa do tradicionalismo”, relata. A expectativa é que, pelo menos, 30 sócios da entidade participem da iniciativa.
No mês passado, cinco integrantes da entidade mato-leitoense participaram da cavalgada de 11 dias e 406 quilômetros até Tenente Portela, na região noroeste do estado, para buscar a centelha da Chama Crioula, símbolo maior dos festejos farroupilhas. Eles chegaram na Cidade das Orquídeas na manhã da terça-feira, 27.
TRAJETO
Hoje os cavalarianos do CTG Querência da Mata saem do Parque Municipal das Orquídeas em direção a Vila Deodoro. À noite, eles pernoitam em Linha Cachoeira, no interior de Venâncio Aires. No dia seguinte, eles seguem em direção a Sete Léguas e depois para Sério, onde vão passar a noite no CTG Querência do Sério. No terceiro dia, os cavalarianos continuam o trajeto em direção a Canudos do Vale e à noite dormirão no CTG Espora Nativa, de Forquetinha. No domingo, os tradicionalistas retornam para Mato Leitão. O encerramento da cavalgada está previsto para as 17h na Praça da Matriz, no Centro.