O profissional de contabilidade precisa estar em constante atualização. As mudanças tecnológicas e legislativas interferem diretamente do trabalho desenvolvido, com novas formas de abordagem e contato com os clientes.
Uma das mudanças que deve modificar alguns processos é a Indústria 4.0, que apresenta um futuro muito mais tecnológico, com resultados mais rápidos. Segundo o contador da Lucamo Contabilidade, Adriano Becker, a indústria 4.0 é marcada pela automação, cada vez mais trabalhos anteriormente feitos manualmente serão substituídos por máquinas. “Isso traz resultados para a agilidade das equipes, a produtividade das empresas, a diminuição de falhas, a redução de custos e a escalabilidade da produção”, afirma.
Com isso, a contabilidade deve atuar na indústria 4.0 com base na automação, utilizando sistemas contábeis que facilitam as atividades da área contábil, como a emissão de notas fiscais, o registro de pagamentos, a geração de relatórios e o envio de declarações. “Para isso, esses softwares também precisam prever a integração com outros sistemas de informação, não só internos à empresa, mas também com programas da Receita Federal, que também está se adaptando à indústria 4.0”, destaca.
Becker salienta que o contador também assume um novo papel diante de tantas inovações tecnológicas. Ele não é mais apenas quem faz as contas e preenche declarações, o profissional deve se diferenciar como um consultor, focado na solução de demandas e na atenção constante nas melhores oportunidades para os seus clientes, que estão em busca da eficiência máxima. “Assim, a integração entre a inteligência humana e a inteligência das máquinas pode trazer muito mais valor para as empresas e dentro das empresas, é preciso uma nova forma de pensar e atuar para uma boa adaptação às transformações da indústria 4.0.” Essa adaptação na contabilidade é essencial para manter a competitividade no mercado em uma época de bastante cobrança por eficiência.
ATUALIZAÇÃO
O contator afirma que diante de um ambiente cada vez mais complexo tecnologicamente, para o sucesso dessas entidades se faz necessário que a contabilidade – como um instrumento valioso de informações para a tomada de decisões – passe a administrar a sua base informacional e aproveitar as oportunidades de diferenciação que as novas tecnologias de informação oferecem. “Os profissionais contábeis precisam se readequar e buscar informações de como modificar suas forma de atuação para se adequar às novas exigências legais e gerenciais. As organizações que se utilizam dos serviços contábeis precisam também avançar nessa nova realidade, quebrando os paradigmas outrora vividos, de que a contabilidade é utilizada somente para fins de atender o fisco”.
O contador precisa buscar uma nova forma de colocar seus conhecimentos junto aos clientes, para possibilitar auxílio cada vez maior na geração de informações para o gerenciamento das organizações.
As novas tecnologias estão afetando comportamentos e processos, sobretudo, no ambiente empresarial. O mesmo ocorre quando se trata de atividades relacionadas com a contabilidade, que também dependem de adequações e da adoção de novas metodologias. “As ferramentas atuais garantem mais dinamismo, praticidade, facilidade, economia e segurança durante a organização, a implementação e a execução de tarefas cotidianas”, completa.
Becker afirma que outro ponto importante, que muda completamente a rotina burocrática, está sendo a substituição dos livros contábeis por Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Contábil Fiscal(ECF). Isso quer dizer que a versão digital interliga dados fiscais e contábeis de forma rápida e eficiente. Assim, poupa-se tempo e otimizam-se os processos.
“O contador precisa estar preparado para adaptar-se a esse movimento globalizado que se encontra atualmente.”
ADRIANO BECKER – Contador
SAIBA MAIS
A digitalização dos meios de informação é um processo irreversível e fundamental para as empresas alcançarem vantagem competitiva no mercado atual. Daqui para a frente, vai se trabalhar com computação em nuvem, inteligência artificial, gestão automatizada, inteligência de negócio, e experiência do cliente serão cada vez mais frequentes, inclusive no ramo de contabilidade.
Conforme Becker, hoje em dia já é possível fazer o download e arquivamento automático de notas fiscais eletrônicas (NF-es) emitidas pela e para a organização, a partir de programas on-line conectados às Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz). Dessa forma, sempre que houver uma NF-e relativa à empresa, o processo será automático.