Cargos na Câmara

A dança dos cargos em comissão (CCs) na Câmara de Vereadores, durante a presidência de Eduardo Kappel (PL), acendeu a discussão sobre a possibilidade de que algumas funções, hoje preenchidas a partir de indicação, sejam ocupadas efetivamente, com a realização de concurso público. Assessoria de Comunicação e os dois cargos do Departamento Jurídico são os mais sugeridos para um eventual concurso. Ao mesmo tempo que os servidores representariam mais gastos para o Legislativo, estaria reduzida a ‘briga’ por funções que dependem de indicação. Quem está acostumado com a política já sabe que há um ‘loteamento’ de cargos entre os partidos com maior representatividade na Casa. Há teses favoráveis e contrárias, mas como a Câmara tem se mostrado austera, talvez seja uma maneira de assegurar igualdade de tratamento destes profissionais para com os vereadores e evitar episódios que prejudicam indicados.

OS NÚMEROS DA UPA

Rodrigo da Silva, superintendente administrativo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro, participou ontem do Terra em Meia Hora, programa de jornalismo da Rádio Terra FM 105.1. Durante a conversa, ressaltou que cerca de 20% dos atendimentos realizados na unidade são consultas pediátricas, para crianças de 0 a 12 anos. Também comentou que 98% dos casos recebidos na UPA são solucionados lá mesmo, pois se tratam de consultas de atenção básica, com pouca urgência. O trabalho da UPA, de acordo com ele, é de extrema importância para dar suporte ao Plantão 24 Horas do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e aos postos de saúde do município. O pico de atendimento, no ano, ocorre entre os meses de maio e setembro, por conta da temperatura mais baixa, que favorece resfriados e infecções respiratórias. O recorde de atendimentos em um dia, desde a inauguração, no dia 18 de junho de 2014, foi registrado no dia 13 de agosto de 2018, quando 257 consultas foram realizadas.

REGIONAL DA ASLIVATA

Dois dos três times de Venâncio Aires no Regional da Aslivata terão de vencer seus jogos, no próximo domingo, 28, para avançarem de fase na competição. A parada mais dura será do Palanque, que no jogo de ida das oitavas de final perdeu para o Cruzeiro, de Vespasiano Corrêa, por 3 a 2. Tem de ganhar no tempo normal e nos pênaltis para passar de fase. A Assespe também precisa da vitória, que se vier garante a classificação. No domingo, 22, ficou no 1 a 1 diante do Fluminense, de Mato Leitão, no Estádio da Montanha, casa do adversário. Novo empate dá a vaga ao Tricolor, que tem melhor campanha. A Assespe decide em Linha Grão-Pará por ter melhor disciplina. O Flor de Maio tem uma situação mais cômoda. Empatou em 0 a 0 contra o Rudibar, em Lajeado, e depende apenas de uma nova igualdade, em Linha Travessa, para avançar.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido