Dezenas de caminhões e mais de uma centena de trabalhadores da empresa Conecta – terceirizados da RGE – integraram força-tarefa deflagrada pela concessionária de energia para Venâncio e região, nessa segunda-feira, 24, para realização de melhorias na rede da Capital Nacional do Chimarrão. As ações partiram da subestação, no Acesso Dona Leopoldina; passaram pela avenida Ruperti Filho e o Acesso Grão-Pará; e se estenderam até o trevo de acesso a Linha Travessa e Vila Palanque, localizado na RSC-453.
Só ontem, 45 novos postes de concreto foram instalados. Além das equipes da RGE de Venâncio, reforços de Lajeado, Encantado e Santa Cruz do Sul trabalharam nas atividades. De acordo com o supervisor Ricardo Lersch, as melhorias objetivam elevar a capacidade da rede de energia e reduzir a sobrecarga dos alimentadores. “São investimentos que estão sendo realizados para que tenhamos condições de suprir a demanda apresentada. Além desse caminho que estamos fazendo hoje, outro já foi feito pela Armando Ruschel, passando por Bela Vista e Canto do Cedo e chegando a Linha Sapé”, diz.
INVESTIMENTO
De acordo com a RGE, as obras fazem parte de um investimento, no valor de R$ 5 milhões, para a construção de três novos circuitos alimentadores, que atenderão 33 mil clientes em Venâncio Aires, Mato Leitão e Sério. Está prevista a implantação de 702 postes de concreto e instalação de cabos e demais equipamentos elétricos. Os alimentadores são circuitos de média tensão, que saem das subestações, levando energia elétrica para os transformadores das redes de baixa tensão.
Equipamentos avançados asseguram confiabilidade
Segundo o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Silva, a construção dos novos alimentadores aumenta significativamente os níveis de continuidade do abastecimento de energia. “As melhorias preventivas dão ainda mais confiabilidade e aumentam a capacidade energética, porque contam com equipamentos altamente avançados”, ressalta.
Segundo ele, alinhada ao planejamento estratégico do Grupo CPFL Energia, a RGE, distribuidora de energia elétrica que atende 381 municípios gaúchos, investiu R$ 373,6 milhões em obras de ampliação, melhoria e modernização da rede nos seis primeiros meses deste ano.
Estes investimentos permitiram que centenas de obras fossem executadas no período, como a substituição de 39 mil postes de madeira por concreto na área de concessão e a instalação de 127 novos religadores automáticos.
LEIA MAIS: RGE realiza melhorias na rede de energia elétrica em Venâncio Aires