Uma reflexão sobre o futuro do agronegócio familiar, sobretudo, do papel da tecnologia neste meio. É o que propõe o seminário que a empresa Souza Cruz promove ao longo desta terça-feira, 24, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.
Intitulado como ‘Desafios, Oportunidades e a Transformação no Agronegócio Familiar’, o seminário reúne lideranças das federações, sindicatos, associações, universidade e entidades ligadas à agricultura dos três estados do Sul do Brasil.
Na abertura do evento, o Diretor de Tabaco da Souza Cruz, Marcos Salvadego, destacou a importância de debater sobre o futuro da agricultura e os desafios e oportunidades que fazem parte do processo de transformação do agronegócio. “Temos de compartilhar o conhecimento e construir a agenda do futuro”, frisou o executivo que assumiu o cargo em julho. O evento também conta com a participação do presidente da Souza Cruz, Liel Miranda.
A iniciativa, que faz parte da Agenda Digital de Produção Agrícola 2020, quer ampliar a discussão sobre o tema e a partir disso firmar parcerias, disseminar o conhecimento e oportunidades de novas tecnologias e ferramentas para a profissionalização e formação dos produtores, em especial à nova geração, que atua no modelo de agricultura familiar.

PALESTRAS
Integram a programação, as palestras Tecnologia, precisão, inovação, cooperativismo e qualidade, com o secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; Os Desafios e Oportunidades no Agronegócio 4.0, com a jornalista do Canal Rural, Kellen Severo; Mercado Ilegal, com a Gerente de Planejamento Estratégico da Souza Cruz, Rita Peixoto; A Educação na Era Digital, com o vice-Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn; e Aprendizagem Profissional: Oportunidade de Desenvolvimento para Jovens Rurais – Case do Instituto Crescer Legal, com o presidente Iro Schünke e a gerente Nádia Fengler Solf. A Transformação Digital na Pequena Propriedade Rural será abordada pelo gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz, Paulo Fávero.