A escola Estadual de Ensino Fundamental Zilda de Brito Pereira vai apresentar as candidatas à Mãe do Ano, neste sábado a partir das 9h, durante a programação do Folha Cidadania. A escolha tem como objetivo agraciar as mães que atuam em prol do bairro e da comunidade escolar. O resgate desta história e da valorização das mães que além do trabalho doméstico, profissional, da atenção à família, ainda auxiliam das mais variadas formas na escola, na associação de moradores, nas igrejas e outros segmentos. O Prêmio Mãe do Ano, será a partir da avaliação do trabalho que as candidatas realizam no lugar onde moram. “O objetivo não é concurso de beleza e sim, de trabalho, dedicação de ação voluntária. É uma forma de apontar o reconhecimento para aquelas mães que saem da zona de conforto e fazem além daquilo que lhes compete”, destaca a coordenadora de projetos sociais da Folha do Mate, Jaqueline Caríssimi.
O evento promovido pela Folha do Mate será no mesmo formato das edições anteriores e contará com desfile das candidatas representantes da escola.
Lisete Fátima Bertolini Oestreich, Sandra Maria Santos, Rosane Ines de Souza, Cena Wenzel Hein serão as candidatas a Mãe do Ano da escola. A vencedora ganhará um troféu e as demais, serão presenteadas com medalhas de participação no desfile.
Candidatas
Lisete Fátima Bertolini
Lisete Fátima Bertolini Oestreich, 52 anos, casada com Claiton Omar Oestreich e mãe de Ítalo, Átila e Vitória. Ela participa do Conselho Escolar, Merenda Comunitária e Feira de Ciências da escola Zilda de Brito Pereira.
A dona de casa sempre foi uma mãe ativa na vida escolar dos filhos. Para ela, o importante é manter o pensamento positivo sempre, tanto nos momentos bons e ruins. A moradora do bairro Gressler acredita que o amor deve prevalecer e as pessoas precisam julgar menos e ajudar mais.
Sandra Maria Santos
Sandra Maria Santos, 44 anos é casada com Rogério Pereira Willms e mãe de Juliano, 26 anos e Mathias André, 8 anos. Sandra trabalha como decoradora, por isso, atua diretamente na organização e decoração de eventos promovidos pela escola em datas comemorativas.
Ela também é integrante do Conselho Escolar da escola Zilda de Brito Pereira. Além disso, contribui com entidades como a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).
Ela acredita que o ser humano precisa ter mais paciência e humildade com os outros. Estes são os valores que ela transmite aos dois filhos, ao educá-los com muito amor.
Rosane Ines de Souza
Rosane Ines de Souza, 45 anos é mãe de Jeferson Souza da Rosa, 25 anos, e Luana Souza da Rosa, 12 anos. A moradora do bairro Gressler trabalha como safreira e atua como voluntária nas atividades promovidas pela escola. Além disso, participa ativamente na vida escolar da filha Luana.
Para ela, representar a escola é um grande orgulho. Rosane acredita que é importante contribuir com o educandário para que seja um ambiente agradável e acolhedor para a filha e os demais alunos da instituição de ensino.
Cena Wenzel Hein
Cena Wenzel Hein, 54 anos, é casada com Hélio José Hein e mãe de Gustavo Rafael e Arthur Roberto. Cena trabalha como costureira, mas atualmente se dedica ao lar. Além disso, é integrante do Círculo de Pais e Mestres (CPM), participa das reuniões e dos eventos da escola, atua nos projetos da instituição, de coleta de lixo seletiva, e também, auxilia o marido no bar e cancha de bocha do educandário.
Como mensagem inspiradora ela cita Paulo Freire. “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.