Por que a água do arroio Castelhano está represando? 

-

Nível do arroio Castelhano chama a atenção. Sem chover há duas semanas, a água está bem acima do normal e já provoca mau cheiro nos ‘braços’ do arroio, no acesso ao bairro Grão-Pará. Ontem à tarde a reportagem da Folha do Mate constatou que o problema está entre a RSC-453 e o Passo do Cananéia.

Visivelmente, vê-se que a água está represada – a várzea está tomada de água -, pois não há escoamento e o nível está alto, contrariando o fato de não chover há dias. Algo ainda não identificado – provavelmente acúmulo de lixo ou árvores caídas – está impedindo que a água que passa pelos fundos do bairro Battisti, siga normalmente o seu curso em direção ao rio Taquari.

O que se viu é que o fluxo da água volta ao normal no Passo do Cananéia, onde a água ‘corre’ normalmente.

LIMPEZA 

“Estamos monitorando a situação, mas resultados poderemos apresentar apenas quando a etapa de limpeza do arroio estiver concluída. A primeira etapa consiste em desobstruir e dar vasão ao Castelhano”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner.

Ele destaca ainda que esse trabalho de desobstrução seguirá por alguns meses. São pelo menos 800 metros licenciados para receberem a intervenção de empresa terceirizada que está aos poucos retirando lixo e troncos do leito.

“Caso essa limpeza não seja suficiente para regular o nível do arroio, no trecho do Acesso Grão-Pará, a próxima etapa será investir na dragagem da areia que pode estar depositada no fundo do leito”, destaca. Contudo, ele ainda disse que esse processo é bastante burocrático ambientalmente, demorado e mais oneroso.

“Algumas das primeiras observações desse trabalho de limpeza do arroio serão apresentados na sexta-feira, 4, em evento no Parque do Chimarrão, quando será apresentada a intervenção que será feita na mata ciliar”, acrescentou o secretário.

LEIA MAIS: Mais de uma tonelada de lixo é retirada no primeiro dia de limpeza do Castelhano

*Colaborou Cristiano Wildner



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido