A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está com as inscrições abertas para produtores referente ao subsídio na aquisição de alevinos pelo Programa Municipal da Cadeia Produtiva de Aquicultura Familiar. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 11, e devem ser feitas na sede da secretaria, localizada na rua Tiradentes, 959.
Com o projeto, a Administração Municipal atende uma demanda da Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva), fomenta o setor da piscicultura no município e, além disso, a Municipalidade também trabalha a questão da diversificação nas propriedades rurais, objetivando para que o produtor tenha uma alternativa a mais de renda. “Como Poder Público, queremos fortalecer esta cadeia da piscicultura no município”, salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann.
Ele ainda destaca que em Venâncio Aires é bem significativa a questão da lâmina de água (poços e açudes) para a criação de peixes e que esta atividade favorece os agricultores familiares. “O subsídio de 50% é uma maneira de incentivarmos os produtores a investir nesta atividade. É uma ferramenta que temos de fomentar este setor que tem muito a crescer ainda em Venâncio Aires.”
Para o presidente da Apiva, Lauro Kist, é importante para os associados e demais piscicultores terem um incentivo para continuar na atividade. “O subsídio ajuda a diminuir o custo de produção, que vem aumentando e o preço do peixe está o mesmo há mais de três anos”, refere.
“O subsídio é a maneira pela qual vamos trabalhar para fortalecer a diversificação deste segmento.”
ANDRÉ KAUFMANN – Secretário municipal de Desenvolvimento Rural
SAIBA MAIS
- A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural disponibilizará o valor de R$ 15 mil no ano de 2019, para subsídio na aquisição de alevinos aos produtores interessados.
- O subsídio será de 50% no valor da aquisição de alevinos, respeitando o teto máximo de R$ 1 mil por produtor.
- Na hora da inscrição, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: cópia dos documentos pessoais com fotos; cópia do talão de produtor com venda de peixe no exercício anterior; certidão negativa de tributos municipais; cópia do projeto técnico da Emater/RS-Ascar; cópia da ata do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder); e, licenciamento ambiental da atividade.
CRONOGRAMA
Atividades – Datas
Período das inscrições – Até 11 de outubro
Publicação da homologação das inscrições – 16 de outubro
Prazo de recursos – 17 e 18 de outubro
Publicação final dos agricultores contemplados – 25 de outubro