Ocorre a partir desta quarta-feira, 23, no Plenário Vicente Schuck da Câmara Municipal de Vereadores, 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat). Neste ano, a atividade organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como tema ‘Qualidade de vida e bem-estar no trabalho’. O evento segue até a sexta-feira, 25, com uma programação variada que busca abordar o cotidiano nos setores do serviço público.
De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho, Fernanda Linke, o objetivo desta Sipat é reforçar a importância do bem-estar no dia a dia dos servidores e funcionários de carreira com temas relacionados à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.
Hoje, primeiro dia do evento, além da abertura da iniciativa foram realizadas duas palestras. Uma delas, ministrada pelo prefeito Giovane Wickert, tratou sobre o ‘Cuidado com o servidor e relacionamento interpessoal’. Durante a fala, o chefe do Executivo abordou os avanços alcançados nesta gestão e a necessidade do servidor desempenhar suas funções com dedicação e responsabilidade. “Não somos uma empresa para visar lucro, mas sim, temos a incumbência de bem servir a comunidade de 70 mil pessoas. É uma tarefa que exige responsabilidade e compromisso. Precisamos passar confiança e credibilidade, pois ao atendermos mal, é a instituição que fica manchada”, salientou.
Ainda na solenidade de abertura, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Elígio Weschenfelder, falou sobre a importância da realização da Sipat. “A Prefeitura é a maior empresa do Município. Se não em número de colaboradores é em diversidade, pois outras empresas são especializadas em um produto ou mercado, já nós temos uma grandeza sem igual de diferentes funções. Vamos desde administrativo ao operário, com diferentes problemas. E a Sipat é o momento de olhar o todo, pois ao cuidar do servidor, estará se cuidando da família, da sociedade, e o reflexo será na excelência do serviço público”, destacou.
A programação da manhã ainda contou com a palestra ‘Olhar o colega com sensibilidade’, ministrada pela psicóloga Luciana Bortolanza. Na parte da tarde foi realizada uma Mesa redonda sobre saúde do servidor (atestados, licença saúde, aposentadorias por invalidez) com a Junta Médica, Recursos Humanos e do Fundo de Previdência. Na sequência foi realizada uma atividade de ginástica laboral com Eliane Turcatto, e para encerrar uma palestra sobre ‘Dependência Química e seu impacto no trabalho’ com a enfermeira e coordenadora do CAPS AD, Patrícia Antoni.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (24/10)
8h – Credenciamento
8h30min – Palestra 5: Apresentação do trabalho da CIPA, importância das notificações dos acidentes de trabalho.
Palestrante: técnico de Segurança do trabalho Rafael Odi Haas
9h30min – Coffe Break
10h – Palestra 6: Suicídio: conceitos e dados, impacto no trabalho
Palestrante: psicóloga Solange Simon, integrante do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios.
13h – Credenciamento
13h30min – Palestra 7: Transtornos mentais relacionados ao trabalho e rede de atenção: experiência do CEREST
Palestrante: psicóloga Patrícia Fagundes do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (CEREST)
14h30min – Ginástica laboral
Responsável: educadora Física Eliane Turcatto
15h30min – Palestra 8: Segurança no trabalho
Palestrante: técnica de segurança do trabalho Fernanda Linke
Sexta-feira (25/10)
8h – Credenciamento
8h30min – Palestra 9: Reabilitação do servidor
Palestrante: terapeuta ocupacional Angela Cristina Martins
9h30min – Coffe Break
10h – Palestra 10: Ergonomia
Palestrante: técnica de segurança do trabalho Fernanda Linke
13h – Credenciamento
13h30min – Palestra 11: Produtividade no trabalho
Palestrante: psicóloga Gabriela Ribeiro
14h30min – Ginástica laboral
Responsável: educadora Física Eliane Turcatto
15h – Palestra 12: Direção defensiva
Palestrante: fiscal de Trânsito Hamilton Zunino Monteiro
16h – Encerramento
*Esse texto foi editado às 16h44min desta terça, dia 23, para acréscimo de informações.