O dia de ontem foi marcado por uma nova especulação: Cleiva Heck (PDT), estaria cotada para assumir secretaria na Administração de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Ela, que presidiu a Fenachim deste ano, já foi titular da pasta de Cultura e Esportes, na gestão do ex-prefeito Airton Artus (PDT). Indagado sobre a possibilidade, Wickert afirmou que nunca tratou com Cleiva sobre o assunto, mas disse que “ela tem competência suficiente para assumir qualquer função”. O prefeito revelou que o próprio PSB já fez convite a Cleiva para que engrosse as fileiras socialistas. “Pelo que sei, ela recebeu vários convites, tanto de partidos do governo, quanto de oposição. A política não é estanque, é dinâmica e estamos sempre de portas abertas para quem quiser contribuir com a Administração. Gostaria de reforçar, no entanto, que não falei com a Cleiva sobre assumir uma secretaria”, declarou. Segundo apurou a coluna, Cleiva, que é suplente de vereadora e já assumiu nesta legislatura, não tem mais frequentado as reuniões do partido. O tempo responderá a pergunta deste tópico.
MP E AS TIPUANAS
O promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, responsável pelas atribuições de defesa comunitária no Ministério Público (MP) de Venâncio Aires, estava de licença quando ‘estourou o pepino’ das tipuanas e do Calçadão. Quem teve que dar encaminhamento ao processo foi o promotor Fernando Buttini, que entendeu que era preciso haver diálogo e entendimento, ou seja, pelo menos um meio termo, entre quem era a favor e contra o projeto de revitalização. Em função disso, Buttini recomendou que o prefeito Giovane Wickert não fosse adiante com o corte das árvores. Temendo eventual apontamento, Wickert acatou a recomendação, o que culminou com o adiamento dos serviços no trecho da Osvaldo Aranha entre Jacob Becker e General Osório. Na terça-feira, 22, quando participou do programa Terra em Meia Hora, da Rádio Terra FM 105.1, Porto afirmou que, “se o prefeito tivesse batido no peito e executado o serviço, o Ministério Público não iria interferir, pois devemos nos manifestar em caso de ilegalidade flagrante e evidente”. Cada cabeça, uma sentença.
DESENTERRANDO SAPOS
Plano de recuperação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) será apresentado na próxima terça-feira, 29, com local e horário a definir. Parada inteligente da Praça da Matriz vai estar instalada nos próximos dias. Licitação do Corredor dos Gauer foi aberta na sexta-feira, 18. Tipuanas foram cortadas e a revitalização do Calçadão tem tudo para engrenar em 2020. Área verde do bairro Diettrich está renovada e vai ser inaugurada neste sábado, 26. E o caminhódromo do Acesso Dona Leopoldina está acelerado. “Estamos conseguindo desenterrar uns sapos”, comentou o prefeito Giovane Wickert sobre tantas situações ‘destravando’.