A partir do próximo ano, a 2ª Vara da Comarca de Venâncio Aires ganhará novamente uma juíza titular. Assume o posto deixado por Maria Beatriz Londero Madeira, a magistrada Cristina Junqueira. Atualmente ela atua no fórum da cidade de Carlos Barbosa.
A medida está acertada, mas ainda depende da promoção ser oficialmente publicada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O critério adotado para a seleção da nova titularidade da 2ª Vara foi o de antiguidade. “Ela inclusive já esteve visitando a Comarca e está também procurando uma residência em Venâncio Aires”, destacou João Francisco Goulart Borges, que hoje é o único juiz titular da Comarca, que atende também as cidades de Mato Leitão e Boqueirão do Leão.
Já o titular para a 3ª Vara será definido por merecimento e demostraram interesse juízes que atualmente atuam nas Comarcas de Encantando e Santo Antônio da Patrulha. A definição, no entanto, dependerá da análise de pontuação e a deliberação junto do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça, a partir de um julgamento coletivo.
DEMANDA
Enquanto isso, Goulart Borges, além da 1ª Vara, responde desde de fevereiro, também, como juiz substituto da 2ª Vara Judicial. A carga dele só não é maior porque a 3ª Vara tem Márcia Wrasse como juíza substituta. Desde então, os números de processos não variaram muito (cerca de 25 mil em tramitação), com prioridade para o que é considerado urgente.
Nesse pacote, estão liminares e a manutenção das audiências que envolvam réus presos. Também são prioridades demandas envolvendo crianças e idosos e questões relacionadas à saúde, como pedidos de cirurgias e medicação de uso contínuo ou especial.
PREVISÃO
Apesar da previsão inicial ter sido setembro para o município receber novos os profissionais, ocorreram atrasos internos. A nova previsão da Corregedoria-Geral da Justiça é de que a votação da promoção ocorra ainda em outubro.