Assim como as diferentes áreas, a odontologia tem evoluído no sentido de desenvolver novos processos com foco na prevenção e tratamento da saúde bucal. A ortodontia é uma das especialidades da área, que além da saúde, está ligada à estética facial.
Segundo o especialista em ortodontia da Clínica Brasil, Donovan Cazzarotto, o papel do ortodontista é muito importante neste processo. Nesta área em específico, a avaliação na saúde bucal deve começar a partir dos 6 anos. “Com esta idade, o dentista já pode adaptar o aparelho ortopédico, no sentido de corrigir a parte óssea dos dentes. Após o processo de esfoliação dos dentes decíduos e erupção dos permanentes, podemos começar o tratamento para alinhar e nivelar os dentes”, explica. Contudo, ele acrescenta que a prevenção desde a infância é muito importante para evitar problemas no futuro. “Inclusive, até os 18 anos é possível fazer a correção da parte óssea”, afirma o especialista.
De acordo com Cazzarotto, a duração do tratamento ortodôntico depende de cada caso, por isso é fundamental o diagnóstico inicial para o correto tratamento, tanto na fase adulta quanto na infantil.
A manutenção do aparelho ortodôntico convencional é feita uma vez ao mês. Mesmo assim, a eficiência do tratamento também está relacionada ao cuidado e hábitos diários de higiene pessoal de cada paciente e a frequência nas consultas. “É indicado fazer a manutenção uma vez ao mês, para que o profissional possa fazer a avaliação e realizar o acompanhamento do processo”, orienta.
ESTÉTICA
A maioria dos pacientes que procura um ortodontista está preocupada com a aparência. A estimativa é de que 90% dos casos estão relacionados à estética, para corrigir a má-oclusão, quando não há o encaixe perfeito das arcadas dentárias. Nesses casos, a busca por aparelhos ortodônticos ocorre para corrigir dentes abertos ou apinhados (falta de espaço).
Conforme Donovan Cazzarotto, apesar dos diferentes modelos de aparelhos, assim como o ortopédico, o móvel, o estético (em cerâmica e safira), o autoligado e o Invisalign (placas), o aparelho ortodôntico convencional ainda é o mais utilizado.
Cazzarotto acredita que as pessoas, tanto homens como mulheres, estão dando mais importância à saúde e à estética. “Manter a higiene bucal é muito importante, porque muitas doenças começam pela boca”, comenta.
LEIA MAIS: Odontologia estética: opções para um sorriso mais bonito