Manter um sorriso perfeito, com dentes alinhados, é o desejo da maioria das pessoas que procura um especialista na área ortodôntica. Diferentes recursos e tecnologias têm sido desenvolvidas, para trazer mais conforto para os pacientes e precisão nos tratamentos estéticos relacionados aos dentes. Entre eles, está o sistema Invisalign (aparelho ortodôntico transparente).
De acordo com a ortodontista Manon Pierret, diferentemente dos aparelhos convencionais, em que são necessários moldes para planejamento do tratamento, os alinhadores Invisalign são desenvolvidos após a avaliação da arcada dentária do paciente, através de escaneamento. “Assim que as imagens são disponibilizados no sistema (software), o profissional planeja o tratamento ortodôntico, de acordo com a necessidade de cada caso. Todo o procedimento é realizado de forma virtual através do sistema, conduzido pelo próprio ortodontista”, explica.
Conforme Manon, o período de tratamento é menor, em relação aos métodos convencionais. O tempo de duração vai depender da complexidade e finalidade de cada caso. “No decorrer do tratamento, o ortodontista vai disponibilizando ao paciente os alinhadores das arcadas superior e inferior, de acordo com a evolução de cada estágio.”
A ortodontista destaca que, para a garantia dos resultados, o paciente deve ter disciplina, já que o alinhador, que é móvel, deve ser usado por 20 a 22 horas ao dia.
Por meio do sistema utilizado no tratamento, o profissional tem uma boa previsibilidade, pois o software indica todos os estágios, do início ao fim do tratamento, além da precisão de cada movimento dos dentes. Além disso, os alinhadores também facilitam a higienização da boca e trazem conforto e bem-estar aos pacientes. “A maioria das pessoas que já usou o aparelho convencional e necessita retratamento, opta por este sistema”. Ela acrescenta que os sistema Invisalign pode ser aplicado em crianças e adultos, e que há uma modalidade voltada especialmente para o tratamento infantil.
No entanto, não são 100% dos casos que podem ser tratados com esse método. Para isso, é importante que a avaliação seja realizada por um profissional certificado pela Invisalign. “As placas são usadas em tratamentos simples e mais complexos, porém, cada caso deve ser avaliado por um especialista”, destaca Manon.
Benefícios
– Facilidade de higienização
– Melhor estética (placas transparentes)
– Conforto e praticidade
– Menor tempo de tratamento
– Facilidade de adaptação
– Menos sensibilidade (dor)
– Previsibilidade e precisão
“O acompanhamento em 3D possibilita uma maior eficácia e menor tempo de duração no tratamento.”
MANON PIERRET – Ortodontista