Na noite da quarta-feira, 23, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Vale Verde, a premiação do concurso de dissertação, que premiou alunos em três categorias. Com o tema ‘O lugar onde vivo’, o mesmo da Olimpíada de Língua Portuguesa, o concurso abrangeu as categorias crônicas (8º e 9º anos), memórias (6º e 7º anos) e poemas (4º e 5º anos).
Antes da premiação, um cerimonial foi realizado com discursos da secretária municipal de Educação Carme Suzana Pacheco, do presidente da Câmara Adilson Romão (MDB), do vice-prefeito Roque Eisermann, além do prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Carme parabenizou a todos, agradeceu aos professores e afirmou que espera que este seja apenas o primeiro passo na vida dos pequenos escritores.
Eisermann falou das duas comissões responsáveis por debater a emancipação da cidade e expôs sua gratidão a esses nomes. “Assim como a todos os prefeitos, vereadores e vale-verdenses que contribuíram, a seu modo, para que estejamos aqui, agora. Seria de grande valia colocar todas as dissertações já feitas na história do concurso em um livro, e publicá-lo”, sugeriu.
O presidente da Câmara parabenizou a todos os discentes e docentes. Encerrando o cerimonial, o prefeito agradeceu a presença de todos e o esforço daqueles que ali foram premiados, e disse que é apenas o início de um futuro promissor. “Passamos por um processo de transformação, no qual grandes empresas estão se estabelecendo, e oportunidades virão para a juventude. No entanto, como vemos o talento na literatura, vamos investir ainda mais em educação e na qualidade de ensino e vida dos munícipes. Progredimos muito, mas podemos avançar ainda mais”, salientou. A condecoração foi comandada pela pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Rosani Kanitz.
VENCEDORES
- Crônicas
As três primeiras colocadas da categoria crônica foram orientadas pela professora Alexandra Rosa e estudam no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas:
1º lugar – O 12 de outubro jamais foi o mesmo, de Letícia Palhares Fonseca;
2º lugar – Os números da sorte, de Cauane Pimentel de Azeredo;
3º lugar – O esperado maio, de Aline Weber Lopes.
- Memórias
Os textos de ‘memórias’ foram entrevistas realizadas com pessoas da comunidade e escritas como se fossem vividas pelas autoras:
1º lugar – Como criança, de Marcela da Silva Jardim, aluna do 7º ano da Emef Nero, orientada pela professora Lisiane Edinéia Freitas da Silva;
2º lugar – Uma construção de sentimentos, da aluna do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti, Raphaela de Souza dos Santos, norteada pela professora Leila Rosa de Abreu;
3º lugar – Antigas memórias, de Yanna Holzschuch, aluna do 6º ano da Emef Nero, conduzida pela professora Lisiane Edinéia Freitas da Silva.
- Poemas
Os três vencedores da categoria poema foram orientados pela professora Marilene Marlise da Silva, e estudam no 5º ano da Emef Odette Pedreira de Mello:
1º lugar – Amor vale-verdense, de Yasmin Rodrigues Pereira;
2º lugar – Meu pedaço de chão, de Khean Francisco Lehmen Kroth;
3º lugar – Eu vivo em Vale Verde, de Paulo Rovian Lehmen.