Sempre polêmico e sem papas na língua, o presidente da Câmara, Eduardo Kappel (PL) ‘aprontou’ de novo. Na sessão da Câmara desta segunda-feira, 28, disparou uma frase que pode ter sérios reflexos para a sua carreira política. “O eleitor de Venâncio é muito burro”, afirmou, ao comparar o poder político da Capital do Chimarrão e Santa Cruz do Sul. O assunto era o descaso da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) com as demandas levadas por uma comitiva a Porto Alegre – em relação às RSCs 287 e 453 – e ele se referiu ao fato de a cidade vizinha ter histórico de representantes eleitos em nível estadual e nacional, o que garante, na opinião de Kappel, mais atenção. “Se botar um cachorro de candidato, tem que votar no cachorro”, complementou, em referência à necessidade de Venâncio assegurar representatividade. Resta saber como os eleitores de Venâncio vão entender a declaração. Antes disso, já tinha se envolvido em uma troca de farpas com Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT). Ao ser alertado de que estava fazendo leitura equivocada de uma matéria, Kappel afirmou que não estava errado e que não era analfabeto, justificando que lia um projeto diferente do que aparecia no telão. Ana Claúdia rebateu: “Analfabeto eu sei que não é, mas educado…”
CORREDOR DOS GAUER
Projeto de Lei Complementar número 028/2019, do Executivo, que autoriza a cobrança de Contribuição de Melhorias relativa às obras de pavimentação da rua Augusto Silveira de Moraes, popularmente conhecida como Corredor dos Gauer, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira. A Contribuição de Melhorias é um dispositivo que garante ao Município reaver recursos investidos em infraestrutura, por conta da valorização dos imóveis localizados ao longo do trecho contemplado com as benfeitorias.
TRIBUNAS LIVRES
Na sessão da Câmara desta segunda-feira, 28, foram concedidos dois espaços de Tribuna Livre. Integrante do Rotary Club de Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira, destacou a mobilização do clube de serviços para arrecadar recursos que serão aplicados no combate à poliomielite. Já Marina Mayer, do DTG Piazito da Tradição, pediu apoio da comunidade para arrecadar valores que permitam a participação no Enart. O Piazito é o único representante de Venâncio Aires na final da Força Livre B e já arrecadou metade dos R$ 20 mil que precisa para garantir a apresentação, entre os dias 15 e 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Os telefones para contato são 99973-7695 e 99275-5817.