II Encontro Técnico para os fumicultores é nesta sexta-feira, dia 1º

-

Palestras técnicas sob responsabilidade do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), escritório municipal da Emater/RS-Ascar e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), seguidas de café colonial são as atrações do II Encontro Técnico que marcará as homenagens aos produtores de tabaco pelo seu dia, comemorado na segunda-feira, 28.

As atividades serão desenvolvidas na sede da Sociedade de Leitura, Canto e Jovialidade de Linha Andréas e são uma promoção da Administração Municipal via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com o apoio do SindiTabaco, Afubra, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e da Sociedade de Leitura, Canto e Jovialidade de Linha Andréas.

IMPORTÂNCIA

“Apesar de ser uma cultura legal e legítima, que traz o sustento para milhares de famílias, especialmente no Sul do país, se faz necessária uma luta constante em defesa da produção do tabaco”, salienta o presidente do STR de Venâncio Aires, Cláudio Fengler. Ele acentua que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) sempre esteve presente na defesa dos fumicultores, lutando por um preço justo e pela possibilidade de continuar a produção desta cultura, uma vez que o Governo Federal assinou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que propõe a redução do uso do tabaco. Fengler reforça que em 2020 será realizada a Conferência das Partes (COP) 9 e que por isso, é necessário o setor continuar acompanhando, se posicionando e defendendo os fumicultores.

LUCRO

“Produzir nós sabemos e, muito bem. Porém, o produtor precisa ter lucro na propriedade e, para isso, dependemos do tempo. Tudo pode dar errado na nossa lavoura e, quando isso ocorre, o prejuízo sempre é grande”, observa o presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires, Ornélio Sausen. Ele frisa que ainda tem a questão do mercado pois se for produzido muito tabaco, fica difícil vender a produção. “Tudo isso temos que colocar na ponta do lápis, pois os preços dos insumos sobem, sem falar da mão de obra. E, onde vai ficar o nosso lucro?”.

Sausen refere que o fumicultor ainda carrega ‘uma cruz muito pesada’ desde que foi assinada a Convenção-Quadro e que, a partir disso, aumentaram muito as campanhas contra o tabaco. “Falar mal da nossa cultura todos sabem, mas conhecer a realidade do fumicultor é outra história”, refere.

rogramação de hoje

13h – Recepção

13h30min – Abertura oficial com pronunciamentos

14h – Palestras

Tema – ´Alternativas agrícolas x saneamento` – Vicente Fin – chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e engenheiro agrônomo

Tema – ´Práticas conservacionistas do solo e da água` – Darci da Silva – assessor técnico do SindiTabaco e engenheiro agrônomo

Tema – ‘Mercado do tabaco’ – Marco Antônio Dornelles – vice-presidente da Afubra e engenheiro agrônomo

15h30min – Café colonial

Jantar-baile

As homenagens aos fumicultores terão sequência no dia 16 de novembro, quando será realizado o tradicional jantar-baile na sede da sociedade em Linha Andréas. Durante o jantar-baile será efetuado o sorteio de prêmios entre os fumicultores que participarem das palestras técnicas desta sexta-feira e do próprio jantar. O valor do cartão para o jantar é de R$ 25. O baile terá animação do Musical Os Liderais.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido