O descarte de lâmpadas e pilhas sempre é uma dor de cabeça para consumidores em Venâncio. Mesmo existindo uma lei sobre a logística reversa de resíduos sólidos, pela qual o comércio deve aceitar a devolução destes itens, a prática em Venâncio Aires ainda está longe de ser algo comum.
Pensando na resolutividade desta problemática, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Promotoria da Justiça e Sesc reunirão, no dia 27 de novembro, comerciantes e gerentes de supermercados para um bate-papo sobre o assunto. O encontro ocorre a partir das 14h no auditório da Secretaria de Educação e contará com a participação da bióloga e especialista em sustentabilidade do Sesc RS, Katiane de Oliveira Roxo.
De acordo com a fiscal de Meio Ambiente, Carin Gomes, o Município não pode fazer este trabalho de recolhimento. “Se a Prefeitura pagar por este tipo de descarte ela pode sofrer apontamentos do Tribunal de Contas. Além disso, nós da Fiscalização temos uma dificuldade muito grande de notificar este tipo caso na Promotoria. Então, acreditamos que a consciência e o diálogo, com quem deve fazer este trabalho, seja uma saída”, salienta.
A fiscal ainda lembra que atualmente o único ponto de coleta de lâmpadas e pilhas usadas em Venâncio é a Casa da Luz. Uma loja que comercializa materiais de construção e eletrodomésticos também está se habilitando para servir de ponto de receptação deste tipo de material na Capital do Chimarrão.
CONSCIENTIZAÇÃO
O secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, salienta a importância do descarte correto desse tipo de material. “Pilhas, baterias e lâmpadas, chamados de pós-consumo, são materiais que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente se descartados inadequadamente. Por isso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os consumidores não podem descartá-los no lixo doméstico, mas, sim, nos pontos de coleta disponibilizados pelas empresas.”
VIDROS E LIXO ELETRÔNICO
Para o dia 22 de novembro está agendada uma ação de recolhimento de vidros e lixo eletrônico. O ponto de coleta estará localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Júlio de Castilhos, das 8h30 às 16h. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente.