Famílias de Linha Sexto Regimento estão sem luz há seis dias

-

Há 40 anos, quando os agricultores Rudi Alcírio e Celita Reckziegel decidiram sair de Linha Isabel e fixar residência em Linha Sexto Regimento, não imaginavam que em pleno século 21, teriam que usar velas para iluminar sua casa. Não bastasse, a falta de energia elétrica causou a perda de toda a carne que estava estocada no freezer, assim como outros gêneros alimentícios.

Prestes a completar 65 anos, Rudi nunca tinha ficado mais de dois dias sem luz. Agora, vai completar seis dias e não sabe quando a situação será normalizada. “Estamos sem luz desde a quarta-feira à noite, 27, quando galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica e no dia seguinte fomos na RGE e protocolamos um pedido de conserto, mas nada foi feito até agora”, explicou o agricultor.

Ao lado da esposa, já contabiliza prejuízos superiores a R$ 1,5 mil. “Perdemos cerca de 80 quilos de carne, 20 quilos de linguiça, sucos de frutas e outros congelados. Isso é muito triste”, descreve Celita. “E quem vai pagar por isso”, questiona a agricultora, de 70 anos.
Ajudado pelo filho, pela nora e os dois netos – que moram na mesma propriedade, em uma casa separada -, Rudi e a esposa enviaram mensagens e ligaram para a empresa de energia. “Mas nada foi feito e seguimos sem luz”, lamenta o agricultor.

Enquanto aguardam – e por causa das incessantes chuvas -, os agricultores ocupam os dias jogando carta. “Aumentamos nosso estoque de velas e pilhas para as lanternas e os rádios”, brincaram os agricultores, que tem na fumicultura a base financeira da família.

Rudi e Celita perderam 80 quilos de carne e 20 quilos de linguiça. (Foto: Alvaro Pegoraro/q Folha do Mate)

CHUVA

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, apesar das chuvas, o Arroio Castelhano segue na caixa e até ontem à tardinha não havia riscos de alagamentos. Dário dos Santos Martins disse que entre as 8h e 16h30min de ontem choveu 15 milímetros.

Sobre as estradas, o maior problema está no trecho que liga a ERS-422 à Linha Andréas. Um barranco desmoronou sobre a estrada, em Linha Sexto Regimentos, mas a prefeitura fez os consertos emergenciais e o trânsito, para veículos leves, está liberado. Caminhões e ônibus não devem passar naquele local.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido