Receita Federal (RF) deflagrou nesta quinta-feira, em Venâncio Aires, operação de fiscalização em um estabelecimento comercial localizado na rua Visconde do Rio Branco, no centro da cidade. Segundo a RF, há suspeita de comercialização de equipamentos e instrumentos musicais estrangeiros, que ingressaram de forma irregular no país.
A se confirmar estas suspeitas, tratam-se de crimes de descaminho e sonegação fiscal. As mercadorias com suspeita de irregularidade estão sendo apreendidas e serão levadas ao depósito da Receita Federal, em Santa Cruz do Sul, tendo o contribuinte prazo para apresentar a documentação fiscal comprobatória da regular importação destas.
De acordo com a assessoria de comunicação da RF, a não comprovação acarretará a perda de toda a mercadoria, bem como representação fiscal para fins penais em nome dos responsáveis, a ser encaminhada ao Ministério Público Federal.
Entre as mercadorias apreendidas, constam mixers digitais, mesas digitais, teclados musicais, caixas de som, amplificadores, parleds, projetores e diversos instrumentos musicais, sendo estimado o valor da apreensão em R$ 700 mil.
Confira abaixo, entrevista feita nesta manhã, pelo repórter Cristiano Wildner da rádio Terra FM, com o delegado da Receita Federal de Santa Cruz do Sul Leomar Padilha.