Na última terça-feira, 12, foi comemorado o Dia Mundial do Hip Hop. Para marcar a data, foi organizada uma semana especial dedicada à cultura em Venâncio Aires, organizada pelo projeto Quebrada é Noiz.
Criado dentro da comunidade da Vila Freese há cerca de três anos, o projeto nasceu a partir de outro, o “Correr pelo certo”, que já trabalha ações sociais há mais tempo, com arrecadação de alimentos e doações. “Realizamos o projeto de Hip Hop o ano todo, em escolas do município. Mas, na 4ª Semana do Hip Hop, foram diversas atividades programadas”, explica um dos coordenadores, Cristiano da Silva Santos.
Desde segunda, 11, o Quebrada é Noiz participou de programações nas escolas Cidade Nova, José Duarte de Macedo e Adelina Isabela Konzen. Foram diversas palestras, com oficinas de dança e música, além do evento “Abrindo o verbo”, com a chamada literatura de rua e textos escritos pelos próprios alunos.
Conforme Cristiano Santos, embora essa semana tenha tido uma programação especial, o grupo realiza atividades durante todo o ano, nos bairros da cidade, sempre valorizando os elementos do Hip Hop. “Levamos um pouco do que é essa cultura, explicando o que é um DJ, MC, o rap, e sobre o Grafite, que não tem nada a ver com pichação.”