Bate-papo Pilhado Afro promove integração entre escolas

-

Com informação, mobilização, ludicidade e integração, ocorreu na quinta-feira, o IV Bate-Papo Pilhado Afro, que teve como tema ‘Protagonismo jovem e a mobilização para a equidade’. O evento reuniu cerca de 190 alunos do Ensino Fundamental,. A programação contou com um breve resumo da história da Assossiação Négo Futebol Clube Acadêmicos do Samba, apresentação do Super Afrinho, lançamento do audiolivro ‘Elas pro elas’ e gincanas entre as escolas.

Segundo a professora e organizadora, Silvania Carvalho, o objetivo do evento foi alcançado, que era mostrar aos jovens que eles podem ser protagonistas. “É importante para as escolas, pois este evento faz os alunos se aproximarem e refletir”, ressalta. Ela ainda coloca que o município será melhor, quando todos tiverem as mesmas oportunidades e forem tratados com igualdade. “Acredito muito no trabalho que as escolas realizam. O bate-papo haverá de colher muitos frutos. Pois, em meio a tantas violências essa manhã proporcionou um espaço de união, alegria e fortalecimento de vínculos. Além disso, as histórias do audiolivro mostram que todos nós fizemos história no nosso dia a dia”, acrescenta.

Para Sivania, a atividade serviu como complemento aos estudos realizados pelas escolas ao longo do mês. Também conta que a equipe organizadora vai se reunir com alguns participantes para fazer a avaliação. “A nossa preocupação é que o evento está se tornando muito grande e infelizmente conseguimos acolher somente um grupo de cada escola. Nesta edição tivemos nove escolas presentes”, expõe. A educadora também comenta que a última atividade serviu como convite para as escolas começarem a ser protagonistas nos seus fazeres pedagógicos, incentivando e promovendo a equidade. “Para formar a palavra era preciso da equipe unida. Foi uma das mensagens que proporcionamos para os alunos, de que nós somos todos importantes.”

O quiz sobre a temática do evento, com direito a torta na cara de quem errava, integrou as atividades da gincana (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

A Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, vencedora da gincana, ganhou o troféu e certificado de primeiro lugar. Durante a manhã também foram distribuidos brindes da Folha do Mate e da Rádio Terra FM. O Bate-Papo Pilhado Afro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Departamento Cultural da Sociedade Négo Futebol Club, União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), e Na Pilha! .

A importância do evento para os alunos

Para a aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Beno Bohn, Caroline da Silva Ferreira, 14 anos, o evento foi legal, porque saiu da rotina da escola. “É uma data importante que normalmente é trabalhada apenas com cartazes e apresentações. Foi a primeira vez que vim em um evento assim e achei legal”, destaca.
Manuela Lopes da Silva, 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental

José Duarte de Macedo, coloca que como negra ela acha muito importante esse assunto ser estudado por todas as escolas. “Na Macedo, são feitos trabalhos e apresentações. Neste ano, minha turma está fazendo a dança do Maculelê e pretende apresentar para outros colégios. Eu acho esse evento necessário para mostrar que é preciso falar desse assunto com todas as pessoas.”

O bate-papo reuniu cerca de 190 alunos do ensino fundamental (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido