O Festival de Balonismo promovido pelas Folha, Terra e Prefeitura no feriadão levou 50 mil visitantes ao Parque do Chimarrão. Teve gente de todos os cantos do Rio Grande que gosta do balonismo. Além dos balões gigantes no céu, os shows musicais, a feira comercial lotou o pavilhões de exposições, o feirão de carros seminovos e a exposição de carros antigos atraiu muita gente, as cervejarias artesanais e os food truck’s deliciaram os visitantes e outras atrações enriqueceram o evento, que cresceu muito em relação ao ano anterior. Um sucesso.
Uma grande equipe de trabalho liderada por Ricardo Silberschlag, diretor administrativo da Folha, que desde o início acreditou na ideia, fez acontecer.
Publico dois felizes registros pessoais de quem viu os balões passarem na cidade.
Para ajudar o hospital
No sábado foi lançada campanha criada pela agência Traço D, para ajudar o hospital São Sebastião Mártir, que passa por dificuldades financeiras, com déficit mensal grande. Várias iniciativas estão sendo tomadas para reduzir custos e buscar receitas como forma de equilibrar a situação novamente.
O ‘mote’ da noiva campanha pensada pela equipe de Marcel Coutinho e Luís Henrique Gerlach, o Pita, faz pensar. E SE O HOSPITAL PARASSE? Pergunta a campanha. Só no mês de outubro 8,5 mil pessoas da nossa microrregião teriam deixado de ser atendidas.
A campanha busca ajuda das pessoas e das empresas e tem duas possibilidades de doações diretas, de qualquer valor. Depósito em Conta Banrisul: Agência: 0957 Conta: 06.131.936.0-3 ou
Vakinha Online: Eu apoio o Hospital São Sebastião Mártir Link da Vakinha: http://vaka.me/796784
Precisamos todos juntos abraçar esta causa. O hospital é de todos nós.
Notinhas
* Hoje a noite, no Clube CTA, os irmãos Décio e Dirceu Henckes fazem o lançamento do primeiro Condomínio fechado de Venâncio. O Blumen Garten tem 10ha na RSC-453 defronte a Tramontini. O investimento é de R$ 10 milhões com 188 lotes de 400 m2 com completa infraestrutura.
* Diana de Azeredo, jornalista filha do presidente do PSB, Nestor de Azeredo, publicou no Facebook extenso relatório de suas atividades do tempo em que ocupou cadeira na Câmara de Vereadores como suplente do PSB. Diana fez valer os dias em que esteve na Câmara.
* No fim de semana mais um acidente no cruzamento da rua Sete de Setembro com a RSC-453 no acesso ao bairro Battisti. Os moradores clamam pelo deslocamento da lombada eletrônica do trevo de acesso ao bairro Coronel Brito, onde foi instalada uma sinaleira, para o trevo da Battisti. Todas autoridades já pleitearam junto ao governo esta mudança. Li que a EGR precisa até dois anos de estudos para uma decisão de trânsito. Pra mudar uma lombada de lugar e evitar acidentes e mortes? No domingo falei com o deputado Edson Brum (MDB) que passa pelo local todas as semanas nos seus deslocamentos entre os vales do Taquari e Rio Pardo com o apelo pela sua interferência. Ontem ele encaminhou por escrito reforço ao pedido para o secretário dos Transportes, Juvir Costela, e para o diretor da EGR, Urbano Schmitt.
* Milhares de pessoas foram às ruas de verde-amarelo, no domingo, em várias capitais em protesto contra a decisão do STF de derrubar a prisão para condenados em 2ª instância e assim garantir a soltura do ex-presidente Lula e os demais políticos condenados pela Operação Lava Jato por roubo de dinheiro público, além de milhares de presos por outros crimes. O movimento, que está só começando, também pressiona o Senado para votar PEC que restabelece prisão em 2ª instância. É o povo contra a impunidade.
* Informação do fim de semana: com a saída de Jair Bolsonaro do partido, o PSL foca em Sergio Moro para 2022.
Esportivas
* A Assoeva levou uma ‘lambada’ em Carazinho no jogo de ida das quartas de final da Copa RS na tarde do feriado de sexta, 15. Perdeu por 4×0 para a Sercesa. Uma surpresa. Mas ao ver que o experiente técnico Jarico está na Sercesa, que já foi grande, é fácil deduzir que Carazinho volta com força ao futsal.
* Domingo às 18h no Poliesportivo tem o jogo de volta. A Assoeva precisa vencer para levar a decisão para a prorrogação.
* No Brasileiro o Grêmio perdeu por 1×0 para o Flamengo na Arena no domingo e o Inter empatou em 0x0 com o Corinthians no Itaquerão. Grêmio segue em 4º com 56 e o Inter em 7º com 50. Faltam cinco rodadas. Dupla disputava vaga para a Libertadores 2020, que pode ter oito clubes brasileiros se o Flamengo vencer o River na final 2019.
* Renato Gaúcho além de estar entre os melhores técnicos brasileiros pelo seu trabalho no Grêmio, marca posições fortes. Ele enviou um áudio ao presidente Jair Bolsonaro, elogiando seu governo (disse que ele está mudando o Brasil) e convidou-o para assistir Palmeiras x Grêmio domingo às 18h em SP. Bolsonaro ligou para Renato e prometeu que se sua agenda permitir vai ao jogo.
Do Twitter
* O Globo: Temer elogia governo de Bolsonaro e lamenta discurso de Lula ao deixar prisão.
* UOL: Collor diz que Bolsonaro repete seus erros e antevê risco de um impeachment.
* IstoÉ: Lula na PF custou R$ 6 milhões.
* El País; Por relação com a Odebrechet Lula virá réu pela décima vez.
* O Globo: Lula sonha em disputar eleição presidencial, mas quer Haddad como ‘plano B’.
* Estadão: Estratégia do Planalto é deixar ‘Lula falando sozinho’.
* O Antagonista: Moro: “Exigir a punição dos culpados não é vingança, mas, sim, império da lei”.
* Guilherme Schelb: É ensurdecedor o silêncio eloquente da OAB no caso da devassa do STF em dados bancários sigilosos de 600 mil cidadãos.
* Pompeo de Matos: O LULA e o PT por pura arrogância e auto suficiência vão acabar isolados no processo politico. O PSB tomou seu caminho o PDT faz o mesmo. Brizola já dizia “o PT é a esquerda que a direita gosta” Eles, só servirão pra legitimar o Bolsonaro de novo.
* Bolsonaro: A partir de 01/janeiro/2020 o limite de compras adquiridas no exterior, que adentrem ao Brasil por via terrestre, fluvial ou lacustre, passam de U$ 300,00 para U$ 500,00.