Venâncio Aires atendeu 204 pessoas no Super Feirão Zero Dívida. O público atendido possuía 574 registros de negativação (dívidas registradas) e uma média de dois registros por Cadastro de Pessoa Física (CPF). De acordo com informações divulgadas pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviço de Venâncio Aires (Caciva), a média de atendimento durante a campanha foi de 20 consumidores por dia. Para negociação foram encaminhados mais de R$ 186 mil.
No Rio Grande do Sul, conforme a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre foram 16.710 consumidores atendidos em dez dias de feirão. Destes, 35.726 possuíam registro de negativações, ou seja, dívidas registradas. No estado foram R$ 25,3 milhões encaminhados para negociação. O Super Feirão Zero Dívida reuniu as principais empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras em uma mobilização que oportunizou aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um ano novo com as contas em dia.
PERFIL DA INADIMPLÊNCIA
A partir de análise do público participante do Super Feirão Zero Dívida, em todas as regiões do estado, a CDL Porto Alegre aferiu as características dos consumidores do Rio Grande do Sul que desejam quitar seus débitos e, para isso, estiveram nos pontos de atendimento do evento para negociação. Segundo pesquisa realizada a partir da base de dados SCPC, as mulheres têm mais interesse em encerrar o ano com as contas em dia.
Veja as características desse público
- Sexo feminino (54%);
- De 35 a 39 anos (mais de mil pessoas);
- Classe C2 – 1 a 2 salários mínimos (55%);
- Está regular na Receita Federal (99%);
- Adere a parcelamentos com valor superior ao que consegue pagar (16%);
- Propensão ao consumo de crédito (51%);
- Costuma comprar mais no cartão de crédito parcelado do que à vista (71%);