Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se reúnem hoje na SEUBV em Lato Leitão, na abertura da Festa das Orquídeas, tendo o prefeito Carlos Bohn (PSDB) como anfitrião e Gustavo Schuch (MDB), prefeito de Vale Verde como presidente da Associação.
Entre os temas para debate estão o fechamento de contas e vedações eleitorais em 2020, uma preocupação de todos os prefeitos. Avaliação da mobilização municipalista também será pauta. Em paralelo acontece assembleia do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), presidido pelo prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP).
Notinhas
* Daniro Goetze, assessor parlamentar do deputado estadual Edson Brum (MDB) passa novas informações sobre o andamento processo de transferência da lombada eletrônica do trevo do bairro Coronel Brito, na RSC-453,,para o trevo do bairro Battisti. “A EGR está autorizada em atender o pedido da Prefeitura que nós estamos reforçando de forma insistente aqui em Porto Alegre; prioridade para EGR é elaborar projeto para contratar empresa, sem licitação (emergência) para fazer a mudança.”
É inacreditável e inconcebível que nos dias atuais se precise de tanto tempo, e projetos, para transferir uma lobada eletrônica de onde está para 700 metros antes , na mesma rodovia.
* Presidente Bolsonaro esteve ontem em Bento Gonçalves para Cúpula do Mercosul.
* Vinícius Medeiros, dirigente do IB Saúde, instituto presidido pelo seu pai, José Eri Medeiros, informa que o IB está assumindo a gestão emergencial, por seis meses, da UPA de Pelotas, em lugar da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) que pediu reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
“Estamos assumindo mais um grande desafio. Trata-se da UPA/Areal/Pelotas – única unidade da cidade -, de funcionamento 24 horas, em um dos municípios mais importantes do Rio Grande do Sul. O novo projeto demonstra a credibilidade e confiança em nossas ações e atividades profissionais”, escreve Vinícius.
* Deputada federal paulista Joice Hasselmann, jornalista que se elegeu pelo então ‘nanico’ PSL, ‘grudada’ na carona com Bolsonaro, depois de perder a liderança do Governo no Congresso, ‘cospe no prato em que comeu’. Joice agora denuncia os Bolsonaro e revela bastidores de campanha e de governo – do qual ela participava e apoiava – usando as mídias digitais.
.
* Preso em Curitiba, Lula só tinha contatos com Gleisi, Haddad e alguns outros poucos petistas, que lhe vendiam uma ideia de que era quase um ‘Deus’ aqui fora. Solto, Lula queria fazer caravana pelo Brasil, infernizar o governo Bolsonaro e a vida dos brasileiros. Foi ao nordeste, seu maior reduto, e viu que lhe mentiam em Curitiba.
* Das caravanas que pretendia fazer pelo Brasil para ser ovacionado depois de sair da prisão, – levou ovos e tomates – Lula se resigna em disputar um joguinho de futebol com Chico Buarque em campamento do MST no dia 22. É a dura realidade.
Do Twitter
* UOL: Salário mínimo em novembro deveria ter sido de R$ 4.021,39, diz Dieese.
* Estadão: Bolsonaro diz que há ‘zero’ chance de privatizar Banco do Brasil e Caixa.
* Exame: Em 4 meses, pente-fino no INSS suspendeu ou cancelou 261 mil benefícios.
* IstoÉ: A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), pautou para a próxima terça-feira, 10, o projeto de lei que autoriza a prisão após condenação em segunda instância.
* Estadão: Se tem maioria, não tem por que postergar, diz Moro sobre votação da 2ª instância no Congresso.
* O Antagonista: Prisão em 2ª instância é “drible da vaca” na Constituição, diz Humberto Costa.
* O Globo: Bolsonaro defende mudança no código penal sobre legítima defesa.
* O Antagonista: Senador Jorginho Mello (PL-SC) critica Toffoli: “Tirou a trava da granada e jogou para cá”.
* Folha de S.Paulo Lula jogará futebol com Chico Buarque em campo do MST; a partida será realizada no dia 22 de dezembro, em Guararema.
* Lucas Redecker: Avançamos muito contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção com a aprovação do pacote anticrime. Estou muito feliz de ser deputado federal neste momento, pois com o meu voto consegui ajudar o Brasil a avançar no combate a criminalidade.