A vila histórica de Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara viveu no sábado, 7, um dia de cultura gaúcha. Recepcionados pela 2ª Região Tradicionalista (2ª RT), coordenada por Ivan Botelho; prefeito de General Câmara, Helton Barreto; Irmandade do Santíssimo Sacramento de Santo Amaro; e o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Forqueta de Santo Amaro, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 2ª RT, realizaram o encerramento do ano.
Atividades
Cavalgada com representantes de CTGs, dos oito municípios que compõem a 2ª RT, Ação Solidária com entrega de alimentos às Apaes da Região e Rodeio Artístico, última reunião do ano do Conselho Diretor do MTG com a presença de conselheiros e coordenadores das RTs, Missa Crioula e almoço de confraternização, integraram a programação.
Entre os coordenadores participantes, Luce Carmen da Rosa Mayer e Vanderlei Kuhn (coordenadora e vice-coordenador da 24ª RT), e Luiz Clóvis Viera (5ª RT).
Entre os objetivos do evento, à inclusão social foi um dos destaques. A abertura oficial do rodeio artístico ocorreu com a invernada da Escola Curupaiti de Vale Verde, integrada por uma cadeirante.
Já em frente à igreja de Santo Amaro, além das doações de alimentos, o coordenador Botelho, anunciou a fundação do CTG Guardiões do Futuro, de General Câmara, ainda a ser construído, para o qual foi designado o primeiro patrão, Paulo Henrique da Silva Freitas, 38 anos. ‘Paulinho’ como fora anunciado, é funcionário público e com limitações especiais. Ele agradeceu a confiança e disse estar muio feliz em assumir a missão. Aos novos dirigentes do MTG, que assumem em janeiro de 2020, Botelho pediu “um olhar especial aos pequenos CTGs e à inclusão social”.
Prendas do CTG Forqueta de Santo Amaro e as soberanas da Festa de Santo Amaro recepcionaram os visitantes, no pavilhão da comunidade e na igreja matriz, respectivamente.