O último mês do ano chega e o momento é de muito trabalho para as empresas. O balanço é feito mensalmente, mas é no último dia do ano que se faz o encerramento do exercício. Segundo o contador da Lucamo Contabilidade, Adriano Becker, as empresas já apuram o balanço patrimonial bem como a situação econômica (receita descontando tributos, custo e despesas) a cada final do mês.
O profissional destaca que o levantamento do estoque de mercadorias e produtos da empresa deve ser feito até o último dia do ano para quem não tem apuração via sistema mensal, ou mesmo para estes, para fazer a conferência física dos itens.
Com o avanço da tecnologia, mesmo as empresas que não têm um controle de estoque mensal, podem, com o auxílio de um equipamento, bipar os itens físicos através do código de barras para fins de apuração do estoque, facilitando a contagem física.
TRIBUTAÇÃO
Becker ressalta que, antes do encerramento do ano, é necessário que a empresa avalie o tipo de tributação ao qual se submete para ver se é a forma mais vantajosa no âmbito tributário. Em termos de negócios, o fechamento anual proporciona uma visão mais ampla do que ocorreu no exercício e permite que se possa traçar novas metas e objetivos para o próximo. “Pode-se traçar um paralelo do que aconteceu nos últimos períodos e projetar seu futuro”, ressalta.
Ao final de cada exercício, podem acontecer mudanças tributárias. O profissional destaca que, para este ano, está prevista a redução da alíquota geral do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Sul, que passará de 18% para 17%, salvo alguma alteração de última hora. “A nível federal, tivemos a criação da contrato verde e amarelo que são regras novas para admissão de jovens trabalhadores, com redução do FGTS e contribuição de INSS patronal”.
MEDIDAS
1 O contador Adriano Becker explica que, para o fechamento do exercício, deve ser feito o levantamento dos inventários das mercadorias ou produtos (em caso de indústria e comércio) para apurar o estoque existente em 31 de dezembro (para as empresas que não fazem apuração mensal).
2 Fazer outras provisões de contas a pagar que normalmente se faz por ocasião do balanço, como provisão de férias e provisão de perdas com clientes.
3 As contas contábeis de resultado (receitas, custos e despesas) são zeradas e encerradas, sendo que os lucros ou os prejuízos apurados são transferidos para o patrimônio líquido.
4 O patrimônio líquido apresenta a situação da empresa desde sua abertura, com o capital social acrescido dos lucros ou reduzido dos prejuízos de todos os exercícios até a data deste último período.