Eleição se avizinha

Na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, conheceremos a composição da Mesa Diretora da Câmara para 2020, último ano da atual legislatura. Faltando menos de uma semana para a eleição, três nomes surgem como possibilidades: Helena da Rosa (MDB), Adelânio Ruppenthal (PSB) e Eduardo Kappel (PL). Helena pode ser presidente com a situação e a oposição; Ruppenthal se lançou como opção para tentar unir a bancada governista; e Kappel está pedindo apoio para todos que pode, em busca de uma reeleição que parece improvável. É possível que a chapa com o número suficiente de votos (oito) para vencer o pleito seja apresentada somente minutos antes da sessão, que tem início previsto para as 19h. As tratativas esquentam e há muito mais que só a presidência em jogo, em alguns casos.

Adelânio Ruppenthal ofereceu seu nome para ser cabeça de chapa, mas não descarta ser vice em nominata encabeçada por Helena. Nos bastidores, o comentário é de que o socialista concordaria com a vice-presidência em caso de possibilidade de a situação perder a Mesa Diretora. Basta Helena da Rosa e Izaura Landim, ambas do MDB, fecharem com o grupo denominado Legislativo Independente para que a eleição esteja resolvida. Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Tiago Quintana e Sid Ferreira, todos do PDT, Nelsoir Battisti (PSD), Ciro Fernandes (PSC) e André Puthin (MDB) já fazem parte do movimento.

RAPIDINHAS

• Telmo Kist é o novo presidente do Clube de Leituras. Ele tomou posse na terça-feira, 10, após ser aclamado em assembleia. Ficará à frente da entidade por dois anos e tentará reavivar a sociedade centenária. Que tenha sucesso!

• Encontrei o presidente do PSDB de Venâncio Aires, Vinícius Medeiros, ontem, na hora do almoço. Ficou de tomar um café para contar as novidades e “movimentar” os bastidores da política, que segundo ele, “estão muito parados”.

• Hoje, a Administração de Venâncio Aires empossará o primeiro secretário municipal de Segurança Pública de sua história. A solenidade que oficializará Dário Martins na pasta tem início previsto para as 15h, na sala de reunião da Prefeitura.

• Nos bastidores da Câmara, corre a notícia de que o filho do vice-prefeito Celso Krämer (PTB), Diego Krämer, pode pintar como candidato a vereador. Se isso se confirmar, Diego dividiria votos, por exemplo, com Gilberto dos Santos, Ezequiel Sthal e Clécio Espíndola, o Galo. Permaneceria o partido coeso?



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido