Tudo pronto para III Abertura Colheita do Tabaco

-

Arroio Tigre, na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul, sediará nesta sexta-feira, 13, a III Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. Jeferson Stertz, produtor de tabaco de Linha Paleta, será o anfitrião do evento, que é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), e com apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

O SindiTabaco apoia os eventos desde 2017 por entender que é um momento de destacar a importância econômica e social do tabaco para milhares de produtores e para a economia da região Sul. O Brasil é, há 26 anos, o maior exportador mundial de tabaco. O Rio Grande do Sul é responsável por grande parte dos embarques e o tabaco representa quase 10% do total exportado no estado.


“Manter essa economia ativa é nossa prioridade.”

IRO SCHÜNKE – Presidente do SindiTabaco


AFUBRA

O evento, segundo o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antônio Dornelles, vem valorizar a atividade produtiva do tabaco. Ele lembra que o governador do Estado, Eduardo Leite, reconhece a importância social da cultura, em virtude do mercado que o setor tabacaleiro atende mundialmente. “Este ato, agora instituído como lei, com certeza vem valorizar o tabaco”, reforça.

Como a abertura ocorre em uma propriedade com a variedade Burley, Dornelles salienta que os organizadores acharam por bem atrasar a abertura, já que os produtores daquela região iniciaram a colheita desta variedade somente agora. O evento também foi instituído para esta época do ano na tentativa de valorizar o Dia do Produtor de Tabaco, comemorado em 28 de outubro. “Não existe uma data fixa por ser um evento itinerante e pela diversidade de épocas diferentes de plantio e de colheita. Temos regiões mais altas e mais frias, onde o tabaco é plantado mais tarde, principalmente o Burley”, destaca.


“Além de valorizar a cultura, o evento também vem valorizar o fumicultor.”

MARCO ANTÔNIO DORNELLES – Vice-presidente da Afubra


ANFITRIÕES

Os anfitriões do evento, Jeferson Stertz, 39 anos, e Simone Catieli Chaves Stertz, 33 anos, pais de Erick, 11 anos, e Isadora, 4 anos, cultivam tabaco Burley há 15 safras. Nas lavouras da propriedade de 60 hectares também há cultivo de aveia e trigo, no inverno, e de milho (após colheita do tabaco) e soja, no verão. Na safra 2019/2020, Jeferson e Simone plantaram 70 mil pés de tabaco Burley com seis galpões de cura, e a safra deverá render em torno de nove toneladas (600 arrobas). Jeferson conta que produz tabaco por causa da rentabilidade e da assistência técnica dos orientadores. Conforme ele, outra vantagem é a possibilidade de plantar soja e ou milho após a colheita do tabaco.

SAIBA MAIS

  • O tabaco é cultivado por 75 mil produtores em 227 municípios gaúchos.
  • Na safra 2018/2019 foram produzidas 312 mil toneladas em 142 mil hectares, gerando R$ 2,9 bilhões de receita aos produtores do estado.
  • Esta é a terceira edição do evento. Em 2017, a abertura da colheita foi realizada em Venâncio Aires. Em 2018, Canguçu, no Sul do estado, sediou o evento, que agora vai para a região Centro-Serra.
  • Venâncio Aires e Canguçu têm grande tradição no cultivo de tabaco do tipo Virgínia. Já Arroio do Tigre ocupa a 15ª posição entre os municípios brasileiros produtores de tabaco e a nona colocação no Rio Grande do Sul, destacando-se no cultivo da variedade Burley.
  • endo o tabaco como principal cultura agrícola, Arroio do Tigre tem 2.509 produtores, que produziram 9.511 toneladas de tabaco na safra 2018/2019, cultivando 4.504 hectares.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido