Diagnóstico revela o aumento da atividade leiteira em Venâncio

-

Segundo levantamento realizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, a atividade leiteira registrou um incremento na produtividade em Venâncio Aires entre 2017 e 2019, variando entre 8,7 mil e 8,9 mil litros por vaca ao ano, o que representa um aumento de 3,6%. Conforme o engenheiro agrícola da Emater, Diego Barden do Santos, os índices são referentes ao leite cru, entregue para as indústrias e agroindústrias familiares.

Santos refere que o Rio Grande do Sul teve redução no número de produtores, no entanto aumentou a produtividade por propriedade. As vacas também aumentaram a produção, mas o rebanho leiteiro reduiu13%. Venâncio Aires teve um incremento desde 2015 percentualmente maior que o estado em média de produtividade por vaca por dia, que era de 3.143 litros e, no estado, 3.582 litros. Em 2019, o município registra 4.207 litros por vaca ao ano e o estado 4.244 litros. Ou seja, Venâncio deu um salto de produtividade nos últimos anos e, provavelmente, vai ultrapassar a média do Rio Grande do Sul nos próximos anos.

PRODUTIVIDADE

As melhorias de produtividade em Venâncio Aires se devem a alguns fatores. Segundo Santos, os produtores que permaneceram na atividade buscaram melhorias de alimentação, de manejo e de genética (reprodução). Ele ainda lembra a organização dos produtores com as suas demandas com o Grupo do Leite, adequando suas necessidades de capacitação e programando ações como reuniões técnicas e excursões. O que também contribui é a qualificação do manejo alimentar com as visitas técnicas às propriedades. “O aumento na produção é decorrente da assistência individualizada nas unidades de referência”, observa.

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Na atividade desde o ano de 2011, o casal Marcelo Müller e Liege Schweikart, de Linha 17 de Junho, está entre os que tiveram significativo aumento de produtividade por vaca ao ano no período de 2017 a 2019, obtendo a média anual de 8,7 mil litros por vaca, uma média diária de quase 24 litros por vaca. Para alcançar esta média, Müller adotou a dieta alimentar do rebanho leiteiro orientada por Santos, além de se dedicar integralmente à atividade.

Ele acredita que seguindo as recomendações do técnico, vai conseguir alcançar uma média diária de 30 litros por vaca, pois hoje já tem duas que produzem 40 litros por dia. Para isso, neste ano, parou de plantar tabaco. Lembra que, em 2011, começou a produzir leite como diversificação e agregação de renda.

Müller recorda que iniciou com sete vacas, algumas alugadas. Hoje, todo o rebanho leiteiro soma 40 animais. Durante este período, efetuou diversas melhorias na propriedade, como a construção da sala de ordenha, do galpão para abrigar as vacas e a troca de um resfriador de 500 litros para outro com capacidade para um mil litros.


Para ter sucesso neste ramo, é preciso incorporar este espírito, além de fazer um bom gerenciamento, porque o lucro vem dos centavos.”

MARCELO MÜLLER – Produtor de leite


REDUÇÃO

No que se refere à redução de produtores, tanto em nível municipal quanto estadual, Diego Barden dos Santos salienta que alguns fatores foram relevantes. Um deles é que as propriedades tiveram um envelhecimento das pessoas que trabalham na atividade leiteira, aliado à falta de sucessão das famílias nesta atividade. “A necessidade de adequar a atividade às novas normativas também fez com que muitos produtores desistissem e não mais investissem a longo prazo”, frisa.

SAIBA MAIS

  • No mês de outubro, Marcelo Müller recebeu R$ 1,20 pelo litro do leite.
  • Hoje, a produção diária de Müller gira em torno de 400 litros com as 17 vacas em lactação.
  • O estado conta hoje com exatos 50.664 produtores que vendem leite para as indústrias e agroindústrias familiares.
  • No período entre 2017 e 2019, o estado registrou uma redução de 22,3% no número de produtores e o município, 12,27%.
  • O rebanho leiteiro hoje no município é de 3 mil exemplares.
  • Para realizar o diagnóstico, a Emater/RS-Ascar contou com o apoio do Departamento de Defesa Animal (DDA) de Venâncio Aires, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural.
  • 143 – é o número de produtores de leite em Venâncio Aires.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido