Nos dias de chuva, é preciso criatividade para desenvolver atividades atrativas para as crianças. Os jogos são uma ótima opção para auxiliar na concentração, memória e atenção. A pedagoga Ana Maria Schimuneck destaca que quando são feitos por grupos, eles são ainda mais válidos. “Auxiliam para que as crianças aprendam a trabalhar em equipe, em ajudar o outro para a obtenção do resultado”, explica.
A pesquisadora Marlene de Freitas publicou em 2014 um trabalho sobre brincadeiras em que fala que o jogo é o meio básico para impulsionar o crescimento motor e também a alegria. “Hoje, com o aprisionamento das crianças em quintais metálicos, comandados pelos jogos eletrônicos e pelo poder da televisão, mais do que nunca esses espaços de brincar precisam ser recuperados ou criados.”
A pesquisadora também ressalta que, na relação com o mundo e com o outro, a construção vem do interior, que decorre no desenvolvimento moral, onde estabelece suas regras próprias. Na relação coletiva, a criança deixa benefícios em função do outro e desenvolve cumplicidade e confiança mútua. “Os jogos são feitos de regras elaboradas em grupo no ato de brincar e não podem ser desrespeitadas”, defende.