Um grupo de moradores de Venâncio Aires está mobilizado e, na quinta-feira, 19, viaja até Porto Alegre para realizar cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) junto ao Hemocentro do Rio Grande do Sul, no Hospital de Clínicas da Capital.
A mobilização no município é iniciativa do vigilante e professor de música Noredi Rodrigues, 40 anos. De acordo com ele, esse é um desejo antigo e necessário de sensibilização das pessoas, já que o procedimento para doação de medula é simples – a medula óssea é a parte interna dos ossos, local onde são produzidas as células sanguíneas. O objetivo é levar voluntários para cadastro de três em três meses. “Minha inspiração para campanha é a menina Helena Severo, filha de Pedro e Samara e que está com leucemia, em fase de quimioterapia, com provável necessidade de transplante e o menino Gean Benno Bohn que há pouco tempo conseguiu um transplante e está em fase de recuperação”, pontua.
A partir do registro no Redome, que conta com voluntários de todo o território nacional, é possível salvar uma vida de um paciente de outro estado que sofreu um dano irreparável na medula, como nos casos de leucemias, aplasias, vários outros tipos de câncer e algumas doenças genéticas.
Para colocar em prática a proposta, Rodrigues conta com a ajuda nas questões técnicas do enfermeiro André Rosa, nas burocráticas com o médico Jarbas da Rosa e no transporte com Maicon Tur. “É importante as pessoas entenderem que é a partir de um processo simples que vamos conseguir salvar vidas”, destaca. A previsão de saída, na quinta, é às 7h, em frente à Igreja Matriz.
PARA SER DOADOR
Para se cadastrar junto ao Redome é necessário ter idade entre 18 e 55 anos, apresentar um documento oficial de identidade com foto, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doenças neoplásticas (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
QUERO SER VOLUNTÁRIO
Os interessados em participar da iniciativa podem entrar em contato com Noredi Rodrigues pelo contato 99880-6266.
PROCESSO
Para se tornar doador basta coletar cinco miligramas de sangue, através do procedimento usual, para teste de compatibilidade, chamado de HLA. Também é necessário preencher um termo de consentimento, com identificação e endereço. Estas informações, juntamente com o resultado do exame, serão enviados ao banco de dados do Redome. É necessário fornecer um termo com identificação e endereço. Todas as informações são enviadas ao registro e, dessa forma, podem contribuir com alguém que necessite.