O Natal vai ser com mais esperança para 150 famílias de Venâncio Aires, que receberam ranchos da ação ‘Anjos de Amor’, da Fraternidade Holística Michaelus Grupo Jornada de Amor, na tarde de sábado, 14. Pelo oitavo ano consecutivo, a entidade promoveu nos últimos meses as inscrições e arrecadações para ajudar famílias carentes.
Conforme a organizadora da atividade, Jerusa Fagundes, 43 anos, uma equipe formada por oito pessoas realiza visita na casa de cada família. Os ranchos são iguais, quatro sacolas de alimentos, que são compradas através de apadrinhamento de dinheiro. “Foram 303 famílias cadastradas, por questão dos padrinhos conseguimos auxiliar 150, que foram escolhidas por merecimento pelos mentores. Se pudéssemos ajudávamos todos, pois são pessoas que realmente precisam”, explica.
No primeiro ano da ação, foram apenas 40 famílias ajudadas, com o decorrer dos anos os cadastros começaram a aumentar e o grupo também. “No início eu fazia as visitas sozinhas, mas quando começou a aumentar precisamos de ajuda para conseguir visitar todos”, lembra. Jerusa também comenta que fazer parte do grupo é um privilégio. “É um sentimento de gratidão, porque sempre levo muitos aprendizados para a vida.”
Entre as pessoas auxiliadas está Ana Cristina dos Santos, 44 anos, que é moradora do bairro Battisti, onde reside com duas filhas. Elajá ganha o rancho há uns 5 anos e espera ansiosa pelo dia. “Esse rancho faz a diferença dentro de casa, muitas vezes salva as refeições”, expõe. Feliz em conseguir os alimentos, Ana comenta que vêm muitas coisas além de arroz e feijão na cesta. “Nessas sacolas têm coisas que no cotidiano não temos condições de comprar, um exemplo são as bolachas recheadas que minhas filhas adoram. É um rancho muito completo, sou grata por ganhar”, comenta com um sorriso.
HUMILDADE
A vontade de ajudar estava explícita no rosto de Rejane da Rosa, 53 anos, também do bairro Battisti. A líder comunitária também recebeu um rancho, mas antes ajudou nas indicações e visitas das outras famílias e ajudou na entrega. “É muito bom visitar as famílias que ver como existem realidade diferentes. Durante o período de visitas eu
consegui ajudar com alimentos outras pessoas, que no momento precisavam mais que eu”, conta. Ela acredita que a ação desperta a bondade e a reflexão de merecimento. “Estou aqui ajudando e no final vou ganhar o meu rancho também. Acredito que além de ganhar, estar aqui participando e vendo todos felizes acrescenta muito na minha vida”, diz Rejane na tarde de sábado.
“Em nome dos ‘Anjos de Amor’ agradeço todos os padrinhos e colaboradores, porque ajudam a fazer o Natal de muitas pessoas mais farto e feliz.”
JERUSA FAGUNDES – Organizadora
Impressões de repórter
Ao retirar os ranchos na tarde de sábado, as pessoas foram recebidas no local com uma rosa, um abraço e receberam quatro sacolas com alimentos, que foram carregadas por voluntários, a maioria médiuns do grupo. As crianças receberam balas do Papai Noel. Era possível perceber que, além de comida, essas pessoas ficavam emocionadas pela atenção que recebiam, muitas abraçavam os voluntários e agradeciam por tudo, outras de um jeito mais encabulado sorriam em forma de gratidão. Foi uma tarde de muita emoção e amor.